PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Liderança feminina: saiba como se comunicar com autoridade

Mentora de posicionamento de carreira aponta estratégias para mulheres se comunicarem de forma assertiva

4 mai 2024 - 14h00
Compartilhar
Exibir comentários

Em um cenário em que as mulheres enfrentam desafios para conquistar autoridade e se comunicar de forma eficaz no ambiente profissional, adotar algumas estratégias são essenciais para superar obstáculos e se destacar. 

Veja dicas para se comunicar com assertividade
Veja dicas para se comunicar com assertividade
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"Estudos revelam que as CEOs no mundo representam menos de 4%. Para mudar essa realidade, é essencial que as mulheres se concentrem na construção de credibilidade e autoridade", indica Fernanda de Morais, Mentora de Posicionamento de Carreira.

De acordo com a especialista, ainda há desafios enfrentados pelas mulheres ao tentar se comunicar com autoridade. "A subvalorização durante reuniões, a hesitação em assumir papéis de liderança em eventos e a síndrome da impostora são alguns obstáculos", destaca.

Cultive relações profissionais

A especialista ressalta que a construção da autoridade profissional requer uma sólida base de conhecimento, divulgada através de artigos, workshops e vídeos. A presença forte nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram, e a participação de eventos de networking aumentam a visibilidade e oportunidades no mercado de trabalho. 

"Para as mulheres, que muitas vezes enfrentam sub-representação em ambientes profissionais, é fundamental estar preparada para contribuir com ideias embasadas e oferecer-se para apresentá-las. Além disso, chame a atenção durante reuniões com variações na voz e o uso de analogias". 

Atente-se a sua linguagem corporal

A linguagem corporal desempenha um papel significativo na influência que exercemos ao falar, representando cerca de 60% do poder de comunicação. Fernanda explica que manter o corpo alinhado ao conteúdo é essencial para uma apresentação eficaz. 

"Durante a fala, gestos que complementam a mensagem, contato visual firme e acenos de cabeça para demonstrar concordância ou ressaltar ideias importantes são estratégias que devem ser utilizadas". 

Aprimorar a voz e a entonação são técnicas que vão transmitir autoridade. "Independentemente da tonalidade, é essencial comunicar com naturalidade e autenticidade, alinhando a comunicação ao conteúdo".

"Por fim, é importante evitar erros comuns, como falar demais, perder-se em assuntos desconexos, ou parecer excessivamente amigável ou mandona. A busca por mudanças e ações proativas são essenciais para que as mulheres conquistem seu espaço e se destaquem no mundo corporativo", finaliza Fernanda.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade