PUBLICIDADE

Inverno e pandemia dificultam a doação de sangue, informa organização

Segundo o Banco de Sangue de São Paulo, a estação é o período de maior queda nas doações; veja como e onde doar

2 jul 2021 22h02
ver comentários
Publicidade
Doação de sangue
Doação de sangue
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"O frio chegou e precisamos da sua solidariedade - a gratidão aquece o coração" é o slogan da campanha de doação de sangue feita pelo Banco de Sangue de São Paulo, de modo a conscientizar a população sobre a necessidade de continuar sendo doador mesmo no inverno. 

Campanha do Banco de Sangue de São Paulo/ Divulgação
Campanha do Banco de Sangue de São Paulo/ Divulgação
Foto: Alto Astral

Segundo a organização, já houve uma queda considerável nas doações em decorrência da pandemia; e com a chegada do frio, os números tendem a cair ainda mais, dado que as pessoas saem menos de casa e acabam não realizando o ato solidário. 

Mesmo que as temperaturas baixas tenham chegado há poucos dias, o Banco já apresenta uma redução de 30%, sendo necessárias 160 doações por dia para conseguir equilibrar o estoque a atender às demandas de pacientes internados. No entanto, esse número raramente acontece. 

"Isso é um fator preocupante, pois no frio temos um desafio maior já que todos querem mais é se 'esconder' debaixo de uma coberta. Porém, não podemos nos esquecer que os pacientes dos hospitais necessitam urgentemente das doações", alerta a líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo Bibiana Alves.

Segurança na doação

Embora o medo do contágio pelo coronavírus seja grande, o estabelecimento tomou todas as providências e implementou rigorosamente os protocolos de segurança contra a Covid-19.

As medidas foram tão eficazes que resultaram na conquista do selo Covid Free de Excelência, concedido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia.

Além disso, o Banco de Sangue de São Paulo ampliou seus horários, inclusive aos domingos e feriados. Agora, é possível ser atendido todos os dias das 7h às 18h. 

Requisitos para ser um doador

Os critérios básicos a serem cumpridos para a doação são:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de insulina;

Em casos de hipertensão, uso de medicamentos, cirurgias e outras dúvidas, consulte a equipe profissional da organização.

Critérios específicos para o coronavírus

Confira as normas exclusivas do Covid-19:

  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
  • Aguardar 48h para doar, caso tenham tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenham tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;
  • Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;
  • Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

Informações gerais

Banco de Sangue de São Paulo - Unidade Paraíso

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 - Paraíso

Tel.: (11) 3373-2000

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito R. Tomas Carvalhal, 329 - Paraíso.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade