Hortas urbanas são um risco à saúde, mesmo que você pense o contrário: ou as levamos a sério, ou teremos um problema
Seus frutos podem ser perigosos e representar um perigo ao organismo
As hortas urbanas provaram ser uma excelente ideia para combinar espaços verdes com atividades comunitárias e educação alimentar. No entanto, hortas urbanas são um risco à saúde, apesar do que alguns possam pensar, e precisamos levar isso a sério ou teremos um grande problema.
Leia também: Horta em casa e apartamento: como fazer e o que plantar
Os perigos desconhecidos das hortas urbanas
Além de todas as vantagens que impulsionaram a expansão das hortas urbanas nos últimos anos, consumir alimentos produzidos nesses tipos de lugares pode ser muito perigoso, mesmo que não imaginemos. Há alguns anos, nos Estados Unidos, surgiu um caso que ilustra perfeitamente os perigos que as hortas urbanas podem representar.
Ryan Kuck, diretor da Greengrow, uma fazenda urbana estabelecida desde a década de 1980 na área industrial da Filadélfia, explicou que seus dois filhos gêmeos apresentavam níveis elevados de chumbo no sangue por comerem frutas e vegetais de sua própria horta.
O chumbo é um elemento particularmente prejudicial ao corpo humano e, em altas concentrações, pode ter um efeito muito prejudicial às crianças, afetando seu sistema nervoso e causando, entre outras coisas, distúrbios de desenvolvimento, problemas comportamentais e deficiência intelectual.
...
Veja também
Margaridas ficam bonitas no gramado, mas também são um sinal de alerta
Adeus, percevejos: esta é a erva que ajuda a eliminá-los
Qual é o melhor horário para regar as plantas e por que não é à noite?