Frog: o exercício "sapinho" no Pilates Reformer que fortalece quadris e glúteos com segurança após os 50 anos
O movimento é eficaz para desenvolver músculos, aumentar flexibilidade e proteger articulações
O pilates é uma excelente prática para melhorar a mobilidade e a flexibilidade, enquanto fortalece diferentes áreas do corpo. Por isso, mostramos como fazer o exercício frog — também chamado de sapinho — no reformer, ideal para trabalhar quadris e glúteos de forma eficaz.
Frog no Pilates Reformer
O pilates reformer é uma das modalidades da prática de pilates realizada em uma máquina que possui um colchonete deslizante e alças que oferecem resistência.
Nessa máquina, podemos fazer o exercício conhecido como frog ou "sapinho", deitado de barriga para cima, com os braços apoiados ao lado do corpo sobre o colchonete e as alças presas aos pés, na região do arco plantar.
Flexione os joelhos em 90 graus e faça uma leve rotação externa dos quadris para aproximar os calcanhares, formando um "V" com os pés, deixando as alças passarem pelo meio das coxas.
Comece o exercício estendendo as pernas, sem perder o contato entre os calcanhares e sem movimentar os quadris para dentro. Evite que as pernas desçam muito ao se estenderem para não curvar a coluna lombar.
Inspire e flexione os joelhos novamente, sem ultrapassar o ângulo de 90 graus, mantendo sempre a rotação externa dos quadris.
De forma controlada, mantendo a coluna apoiada no colchonete e acompanhando o movimento com a respiração — inspire ao flexionar e expire ao estender — é possível realizar o frog, que é especialmente eficaz para fortalecer os estabilizadores da pelve e os flexores do quadril.
...
Veja também
Adeus prancha: este é o exercício de Pilates ideal para tonificar o abdômen depois dos 50