Filho de Wesley Safadão é diagnosticado com tumor raro; entenda a doença e sintomas
Yhudy, de 14 anos, foi submetido a uma cirurgia emergencial após exames constatarem a presença de um granuloma eosinófilo em seu crânio
Na última sexta-feira (19), o filho do cantor Wesley Safadão e da influenciadora Mileide Mihaile, Yhudy, de 14 anos, passou por uma cirurgia de emergência após a descoberta de um tumor no crânio. Em nota, os pais informaram que o menino foi diagnosticado com granuloma eosinófilo, uma condição rara que afeta principalmente crianças.
Entenda a condição
De acordo com o centro médico acadêmico americano Cleveland Clinic, o tumor ósseo benigno é como uma forma localizada e menos branda da histiocitose de células de Langerhans. A doença autoimune ocorre quando o corpo produz glóbulos brancos em excesso. Assim, como consequência, essas células se acumulam próximas de ossos grandes, formando tumores.
Normalmente, o granulomas eosinofílicos se alocam no crânio, na pélvis, no fêmur, nas costelas, na mandíbula e até na coluna. Especialistas apontam que a condição, apesar de afetar pessoas com diferentes idades, é mais comum em crianças entre cinco e 10 anos. Além disso, os meninos são mais propensos a desenvolvê-la.
Os pequenos com o diagnóstico, portanto, apresentam sintomas como inchaço, dores de cabeça, aumento da sede, necessidade constante de urinar e descoloração na pele acima ou perto do crescimento. Ademais, quando os glóbulos brancos se formam próximos de articulações, podem ocasionar rigidez.
Porém, na maioria dos casos, a criança não sente qualquer incômodo, reduzindo a necessidade de tratamento. Isso porque os granulomas eosinofílicos tendem a desaparecer em um ou dois anos. Em contrapartida, se há queixas, as intervenções envolvem cirurgias de remoção, injeções de esteroides e sessões radioterapia ou quimioterapia.
Wesley Safadão informa estado de saúde do menino
O quadro de Yhudy, por exemplo, exigiu uma operação emergencial após ele apresentar fortes dores de cabeça e exames apontarem a presença do tumor benigno no crânio. Em nota, divulgada na última quarta-feira (24), os familiares informaram que o jovem recebeu alta hospitalar na segunda-feira (22).
Agora, eles aguardam o resultado da biópsia. No entanto, conforme aponta o comunicado, os indícios mostram que o tumor é benigno e que não haverá necessidade de tratamentos complementares, como quimioterapia. "A prioridade, neste momento, é garantir que Yhudy receba os cuidados necessários e todo o apoio para retomar gradualmente sua rotina", esclareceram.