"Faço exercícios e não emagreço": os nove erros na academia e na dieta que atrapalham a perda de peso
Entenda por que alguns hábitos aparentemente saudáveis podem estar impedindo seus resultados
Em muitos casos, o desejo de emagrecer rapidamente leva à adoção de dietas restritivas ou a uma rotina de exercícios intensa e repentina. Na tentativa de acelerar os resultados, é comum cometer erros que, além de não favorecerem a perda de peso, podem colocar a saúde em risco.
Esses são os nove erros mais comuns que sabotam o processo de emagrecimento. Confira!
1. Focar no número da balança, não na recomposição corporal
Um dos equívocos mais comuns ao tentar emagrecer é prestar atenção apenas ao número mostrado pela balança. O problema é que, ao agir assim, não importa de onde vem essa perda de peso — e ela pode estar relacionada à perda de água ou de massa muscular, e não de gordura, o que compromete os resultados e a saúde.
Além disso, se praticamos exercícios e observamos apenas o número da balança, é possível que estejamos ganhando massa muscular. O músculo pesa mais do que a gordura, por isso, mesmo que o peso não mude significativamente, o corpo pode estar eliminando gordura.
Por esse motivo, é mais indicado acompanhar a composição corporal. Observar como as roupas vestem, tirar fotos de progresso ou usar fita métrica são estratégias mais eficazes do que apenas se pesar.
2. Focar só no cardio e esquecer da musculação
...
Veja também
Aprenda a técnica japonesa para perder peso apenas bebendo água: é simples e eficaz
O que significa quando uma pessoa treina, faz dieta e não emagrece, de acordo com nutricionistas?
Sou nutrólogo e garanto: esses hormônios estão te impedindo de emagrecer