Exercícios de cardio vs. musculação para emagrecer: o que diz a ciência
Pesquisas mostram que diferentes tipos de exercício podem afetar metabolismo e gasto energético de maneiras diferentes
Há algum tempo, quase todo mundo tinha certeza de que os exercícios de "cardio" eram a melhor forma de queimar calorias e perder peso. No entanto, à luz das evidências científicas, o treino de força pode ser tão eficaz quanto — ou até mais.
A questão já não se resume apenas ao balanço calórico. O metabolismo é determinado por um conjunto complexo de processos fisiológicos que começamos a compreender apenas recentemente. O que a ciência nos conta sobre isso?
Exercícios de cardio x exercícios de força
Antes de avançar, é preciso esclarecer uma questão inevitável: qual é a diferença entre os exercícios de cardio e os chamados exercícios de força? Embora não exista uma definição única e totalmente precisa, há consenso de que o treino físico costuma se dividir nesses dois grandes grupos.
Os primeiros têm como objetivo promover a queima de calorias por meio do aumento da frequência cardíaca em exercícios de duração variável, como corrida, pular corda, jumping jacks, burpees ou agachamentos. Já os exercícios de força buscam desenvolver a musculatura, o que pode resultar em maior definição ou até em hipertrofia — quando os músculos ficam bastante desenvolvidos.
...
Veja também
Emagrecer caminhando: o que a ciência revela sobre perder peso sem dieta
Tenho 101 anos e esses são os 2 alimentos que eu jamais como: "Isso mantém minha mente afiada"