Estudantes de Minas Gerais criam doce de leite sem açúcar e sem lactose
O objetivo era criar um produto que, sem tirar as características do tradicional, pessoas com restrições pudessem consumi-lo; saiba mais
É difícil encontrar uma mulher que não deseje um docinho no meio da tarde ou após a refeição. E, pensando nisso, e em quem possui restrições alimentares, os estudantes da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, criaram um doce de leite sem açúcar e sem lactose, com o menor valor calórico que puderam alcançar. Saiba mais:
Como surgiu o doce de leite sem açúcar e sem lactose
Primeiramente, a ideia surgiu a partir de um projeto proposto pelo professor orientador, Evandro Martins. O objetivo era criar um doce de leite sem tirar as características do tradicional. Porém, com um ponto principal: pessoas com restrições, como diabéticos e intolerantes à lactose, poderiam consumi-lo. Dessa forma, eles tiveram que colocar a criatividade em jogo, já que decidiram não usar gomas e aditivos.
Onde encontrar o produto?
Já que contém 25% menos calorias, você deve estar pensando onde consegue encontrar este produto. Por enquanto, só quem provou a versão de testes teve acesso, já que o doce de leite ainda está em processo de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Então ainda não sabemos a fórmula exata e nem quais empresas irão licenciar e, assim, levá-lo para as prateleiras.
A aposta dos criadores é que, além das pessoas com intolerância e diabetes, aquelas que querem controlar as calorias e preferem usar opções mais doces como pré-treino, tendem a gostar do produto.
Ver essa foto no Instagram