Estenose de canal: saiba mais sobre a cirurgia feita por Xuxa
Xuxa Meneghel foi operada devido a uma estenose de canal (compressão nervosa) no hospital Vila Nova Star, um problema comum que afeta grande parte da população mundial
A apresentadora Xuxa Meneghel passou por uma cirurgia na coluna na última segunda-feira (8), no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
O procedimento foi realizado para tratar uma estenose de canal, que é a compressão de um nervo dentro do canal vertebral, condição que causa dor. O neurocirurgião responsável, Francisco Sampaio Jr., explicou aos jornalistas que o desgaste do disco intervertebral, que atua como amortecedor entre as vértebras, levou ao achatamento do disco. Por isso, ocorreu o estreitamento do canal onde o nervo passa. "Esse desgaste no disco intervertebral é algo muito comum atualmente na maioria das pessoas. Portanto, segundo a OMS, 80% das pessoas do mundo sofrerão com isso," afirmou o médico, destacando a frequência do problema.
Cirurgia feita por Xuxa
O caso de Xuxa é classificado como estenose de canal, e não como hérnia de disco. O procedimento, chamado foraminoplastia endoscópica, foi minimamente invasivo. Assim, de acordo com o boletim médico, a cirurgia transcorreu sem complicações. A paciente demonstrou "excelente evolução do quadro clínico", apresentando boa mobilidade e controle da dor nas 48 horas seguintes, o que possibilitou sua alta.
Quais são os sintomas da estenose de canal?
Na estenose do canal lombar, os sintomas mais frequentes são:
- dor na coluna lombar
- dor nos membros inferiores
- dor irradiada para as pernas (ciática)
- alteração de sensibilidade e força muscular
Por fim, a estenose de canal pode levar também a outros sintomas variados, dependendo da localização dela:
- sintomas no pescoço (cervicalgia)
- sintomas nos braços (dor, alterações de sensibilidade e força muscular).
- dificuldade para andar
* Leia também: Tchau, dor nas costas! Aprenda exercício para dar alívio na lombar