Este é o mau hábito que você deve evitar ao assar um bolo ou qualquer doce
As crianças gostam de experimentar massa crua, um gesto que também repetimos como adultos, mas é perigoso
Parece um gesto inocente e até carinhoso, que nos remete às memórias de infância de fazer bolos com a família, mas comer massa crua de bolos caseiros é fortemente desaconselhável para todas as idades, pois pode representar um risco à saúde.
Se sua avó te repreendia quando você colocava o dedo na massa, porque isso poderia lhe dar dor de estômago, ela poderia ter te salvado de uma indigestão ou de algo mais sério. Talvez ela não soubesse bem o porquê, mas sua intuição de sabedoria popular não estava muito longe dessa vez. O motivo é bem simples: o risco se deve à possível presença de bactérias em ingredientes crus.
Leia também: Intoxicação alimentar: casos podem aumentar com as ondas de calor; saiba como prevenir!
Por que comer massa de bolo crua pode ser perigoso?
Uma massa típica de bolo ou biscoito geralmente é feita de farinha, ovos, açúcar e gordura, além de outros ingredientes possíveis. O maior risco é representado pela farinha e pelos ovos crus.
A farinha de qualquer cereal, quando crua, não é muito digerível, mas a maior desvantagem é que ela pode abrigar bactérias como E. coli e Salmonella, dois dos microrganismos que causam as doenças transmitidas por alimentos mais comuns. Nos Estados Unidos, comer massa de bolo crua tornou-se tão popular que as intoxicações alimentares se multiplicaram por todo o país.
...
Veja também
Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e como tratar
Comer alimentos com carunchos faz mal? Saiba como evitar a infestação dos insetos
A melhor panela para a saúde segundo especialistas é cara, mas benefícios valem a pena