Esse é o número de passos que precisamos dar todos os dias para reduzir significativamente o risco de câncer
Caminhar é uma atividade física subestimada com uma longa lista de benefícios.
Quando pensamos em hábitos saudáveis, tendemos focar em aspectos como uma alimentação equilibrada ou evitar o consumo de toxinas. No entanto, um número crescente de pesquisas confirma que se movimentar mais ao longo do dia também exerce um forte efeito protetor contra doenças graves, incluindo vários tipos de câncer.
Estudos recentes, baseados em dados do Reino Unido, apresentaram resultados claros sobre como o número de passos dados diariamente e a intensidade do movimento podem reduzir significativamente o risco de câncer.
Leia mais: Horário dos seus exercícios pode te ajudar a controlar o açúcar no sangue: qual o melhor?
Caminhando contra o câncer: a relação entre o número de passos e o risco de desenvolver a doença
O estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, acompanhou mais de 85 mil adultos por quase seis anos. Os participantes usaram acelerômetros de pulso para registrar seus movimentos diários durante uma semana.
Os pesquisadores analisaram a atividade física total, a intensidade e o número de passos dados por dia, relacionando esses dados ao desenvolvimento de 13 tipos de câncer que estudos anteriores já haviam associado a baixos níveis de atividade física.
Os resultados foram conclusivos: pessoas com níveis mais altos de atividade física diária apresentaram até 26% menos risco de desenvolver câncer em comparação com aquelas mais sedentárias.
...
Veja também
Câncer: sintomas, causas e se tem cura
Ciência revela o número ideal de passos por dia para compensar o tempo que passamos sentados