Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esse cachorro é considerado o mais fiel e companheiro do mundo; conheça

O cão originário de Cuba desenvolveu a habilidade de compreender os comportamentos e emoções dos seres humanos

20 ago 2025 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

O cão já carrega a fama de ser o fiel escudeiro do ser humano. Especialistas afirmam, no entanto, que a intensidade dessa característica varia de raça para raça, dependendo das razões por trás de seu surgimento. Enquanto alguns pets gostam de passar certos momentos sozinhos, outros não suportam ficar longe do tutor nem por um segundo. Este é o caso do Bichon Havanês, reconhecido como o cachorro mais companheiro do mundo!

O cachorro originário de Cuba desenvolveu a habilidade de compreender os comportamentos e emoções dos seres humanos
O cachorro originário de Cuba desenvolveu a habilidade de compreender os comportamentos e emoções dos seres humanos
Foto: Pexels/Detlef Bukowski / Bons Fluidos

O que tornou esse cachorro tão fiel?

De acordo com historiadores, a raça, que se originou em Cuba, descende de uma mistura de cães — possivelmente Maltês ou Bichon Frisé — vindos do Mediterrâneo. Esses animais teriam chegado à América Central com navegadores espanhóis no século XVIII. 

Assim, nasceu o Bichon Havanês, que se popularizou na região como o animal de estimação de aristocratas. Mas, diferente da maioria dos cachorros, quando surgiu, esse bichinho não foi criado para caçar ou pastorear, e sim para fazer companhia. Ele, então, desenvolveu a habilidade de interpretar tanto os comportamentos físicos quanto os sentimentos dos seres humanos.

Além disso, como consequência, esse pequeno cão acostumou a permanecer sempre ao lado do tutor. Nesses momentos, ele pede ou fornece atenção constante e carinho. Por isso, em casos de pessoas que necessitam de apoio emocional para lidar com ansiedade, depressão ou outros transtornos psicológicos, especialistas indicam recorrer à raça.

Características do Bichon Havanês

Entretanto, o apego do Bichon Havanês às pessoas faz com que ele não goste de ficar sozinho, podendo até desenvolver ansiedade de separação. O lar ideal para esse bichinho, então, é aquele cheio de familiares, principalmente crianças, já que ele é agitado e brincalhão, ao mesmo tempo se mostra cuidadoso.

O tamanho do cachorro, que não chega a pesar mais 6 kg, também costuma ser um ponto positivo para os pais. Ademais, por ser pequeno, o pet não precisa de muito espaço e vive tranquilamente em apartamentos ou casas menores. É importante, contudo, levá-lo para passear com frequência para que ele possa gastar energia e manter o bem-estar em dia.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade