Essa planta pode purificar o ar e reduzir até 95% do mofo em casa; veja qual é
Um estudo da NASA mostrou que a espécie consegue a remover toxinas, como o monóxido de carbono, em aproximadamente 24 horas
Uma curiosidade pouco conhecida, mas valiosa: ter um pequeno jardim espalhado pela casa vai além da estética, pois ajuda a purificar o ar e a proteger contra poluentes prejudiciais à saúde. Uma pesquisa da NASA mostrou que, nesse quesito, a planta-aranha está entre as mais eficientes.
Natureza ao lado do bem-estar
No estudo, o cientista da agência Bill Wolverton inseriu três espécies em câmaras seladas com diferentes toxinas, a fim de analisar a capacidade de cada umas delas de limpar o ambiente. Assim, ele descobriu que a planta-aranha consegue remover cerca de 95% dos poluentes presentes no ar, como formaldeído, xileno e monóxido de carbono, em até 24 horas.
Ademais, a Chlorophytum comosum, como também é conhecida, apresentou a mesma eficiência na redução do mofo. Por isso, possibilita a purificação do lar, além de colaborar para o controle da imunidade. Dessa forma, favorece a saúde, diminuindo o risco de doenças respiratórias.
"Descobrimos que as plantas mais eficazes tinham uma alta taxa de transpiração — ou seja, emitiam mais líquidos para o ambiente. Isso é resultado de uma ação natural de bombeamento. À medida que as plantas puxam o ar para suas raízes, elas bombeiam umidade para fora", explicou o estudioso, em entrevista ao 'National Wildlife Federation'.
Os benefícios da planta-aranha
Muitas pessoas acreditam ainda que, em decorrência desse poder de limpeza, a planta-aranha afasta as impurezas e as más vibrações, atraindo prosperidade e leveza ao lar. Além disso, especialistas apontam que elas podem contribuir para o alívio de dores de cabeça e garganta.
De acordo com Wolverton, outras espécies também demonstram efeitos semelhantes. O pesquisador recomenda, então, ter duas ou três plantas, em vasos de 20 ou 25 cm, para cada 9 metros quadrados de área útil. "Se você passa muito tempo no computador ou sentado em uma poltrona assistindo TV, procure manter uma por perto. Quanto mais próximo estiver, maiores serão os benefícios", orientou.