Essa frase, usada por pessoas com maior inteligência emocional, as ajuda a se conectar melhor com os outros
A frase que fortalece vínculos, inspira confiança e mostra que você está pronto para construir relações mais autênticas.
Brené Brown é professora e pesquisadora na Universidade de Houston e uma das autoras mais importantes nas áreas de psicologia e pesquisa social. É autora de seis livros e tema de uma das palestras TED mais assistidas do mundo. Mas o que nos interessa nela hoje é como a vulnerabilidade pode nos transformar e influenciar a forma como nos relacionamos com os outros.
Em seu livro "Daring Greatly," no qual explora a vulnerabilidade de maneira única, há um capítulo inteiro dedicado a uma das atitudes mais difíceis que podemos tomar — mas que gera as conexões mais profundas: pedir ajuda. A pergunta "Você pode me ajudar?" é, em nível psicológico e emocional, uma das mais poderosas, genuínas e transformadoras que podemos fazer. Ela é um sinal claro de que possuímos um alto grau de inteligência emocional.
Como pedir ajuda nos conecta a outras pessoas
Edward Deci e Richard Ryan, criadores da Teoria da Autodeterminação, afirmam que um dos pilares do bem-estar psicológico é a conexão interpessoal — e saber pedir e receber ajuda faz parte disso. "O verdadeiro pertencimento e a conexão não acontecem quando fingimos ser fortes, mas quando mostramos que precisamos dos outros", escreveu Brown em seu livro. O momento em que alguém diz: "Não consigo fazer isso sozinho" marca o início da mudança.
...
Veja também
Há 2.500 anos, os estoicos encontraram a felicidade em algo que hoje evitamos: ser medíocres
Estudo indica qual seria o segredo "simples" para ser mais feliz