PUBLICIDADE

Especialista dá dicas para quem usa lentes de contato com maquiagem

Se usar maquiagem com lentes de contato é um dilema por aí, é hora de tirar as principais dúvidas sobre o assunto e anotar algumas dicas

18 set 2022 - 20h58
Compartilhar
Exibir comentários
Usar lentes de contato com maquiagem
Usar lentes de contato com maquiagem
Foto: Alto Astral

Você sabia que além de amarelo, também existe o Setembro Safira? O mês ganha essa cor em prol da campanha nacional de conscientização do uso correto de lentes de contato — e isso inclui as boas práticas também na hora da maquiagem!

Por isso, ouvimos a oftalmologista Claudia Del Claro, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e especialista envolvida na campanha Setembro Safira. A seguir, ela destaca 4 ensinamentos importantes sobre o uso de lentes de contato com maquiagem. Confira!

A sombra com glitter não deve ser usada com as lentes de contato
A sombra com glitter não deve ser usada com as lentes de contato
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Produtos proibidos

A médica explica que alguns cosméticos específicos podem trazer prejuízos à saúde dos olhos quando usado junto da lente. Assim, são exemplos disso as sombras com glitter, já que essas pequenas partículas podem lesionar a córnea; o corretivo usado muito próximo aos olhos; e também produtos em pó, caso ele possa cair nos olhos.

Make à prova d'água ou não?

É comum pensar que os cosméticos mais resistentes à água são as melhores opções para quem usa lentes de contato, né? No entanto, a oftalmologista esclarece que não é bem assim. "Sempre indicamos maquiagem lavável, porque ela é mais fácil de remover. Isso é importante para não se acumular na lente", indica.

Não use soro nem água para armazenar suas lentes, apenas a solução própria para isso
Não use soro nem água para armazenar suas lentes, apenas a solução própria para isso
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O jeito certo de tirar a maquiagem

E quando chega a hora de usar o demaquilante, os cuidados continuam, viu? De acordo com a especialista, o ideal é retirar a lente antes e, só depois, começar a etapa de remover a make. Desse modo, você evita que outros produtos ou até mesmo a água entrem em contato com as lentes.

A lente sujou, e agora?

Por último, Claudia adverte que, antes de guardar as lentes de contato, é essencial checar se existe algum resíduo nelas. Se houver, a limpeza deve ser feita com a solução multiuso — a única recomendada para limpá-las e guardá-las. "Tire as lentes, coloque na palma da mão, pingue 5 gotas da solução e faça o movimento de fricção e enxágue por 15 segundos. Depois, verifique se não ficou mais nenhum resíduo e guarde-as", ensina.

Fonte: Claudia Del Claro, médica oftalmologista, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e especialista envolvida na campanha Setembro Safira.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade