Economia e higiene: substitua a sua esponja de lavar louça por esse utensílio
Estudos apontam que uma única bucha pode acumular milhares de bactérias, aumentando o risco de infecções alimentares
Você sabia que a esponja de lavar louça acumula diferentes tipos de bactérias, como Salmonella e Campylobacter? Especialistas alertam que esse utensílio pode transferir os microrganismo para pratos, talheres e copos, aumentando o risco de infecções alimentares. Por isso, eles recomendam substituí-lo por uma escova, que ajuda a economizar e é considerada mais higiênica.
"Uma única esponja pode abrigar mais germes do que pessoas na Terra", apontou o estudioso Trond Moretro, em entrevista à 'CNN'.
Opte pela escova
Em um estudo recente, pesquisadores noruegueses descobriram que, diferente das buchas tradicionais, o utensílio com cerdas não oferece um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Isso porque ele seca mais rapidamente. Os profissionais até encontraram microrganismos nas escovas, mas em quantidades menores e apenas aqueles que não causam doenças.
Ademais, o formato e o tamanho da ferramenta diminuem o contato direto com a pele. "A maioria delas tem uma alça que evita que suas mãos entrem em contato direto com os resíduos alimentares e bactérias. Eu encorajo os consumidores a experimentarem uma escova na próxima vez que precisarem trocar a esponja", afirmou.
Além dos benefícios para a saúde, o equipamento também é eficiente para o bolso, pois ajuda a gastar menos com detergente e dura mais do que os utensílios comuns. Outro ponto positivo é que, por conta das cerdas finas, ele garante a limpeza de locais que as buchas não conseguem alcançar.
Para aqueles que preferem a esponja
Mesmo com a praticidade da escova, há ainda os indivíduos que irão preferir pelo tradicional. Nesses casos, a fim de manter a higiene e reduzir os riscos de enfermidades, especialistas sugerem lavar o equipamento com frequência. "Troque ou limpe a esponja imediatamente. Ainda mais se ela for usada em situações de alto risco, como limpar derramamentos de carne crua ou se tiver entrado em contato com o alimento", orientou Moretro.