É normal o bebê nascer roxo? Especialista esclarece
Saiba porque isso acontece e quando a coloração pode ser um sinal de alerta para a saúde do recém-nascido
Diversas dúvidas cercam a chegada de um novo bebê na família e algumas acabam causando certa preocupação nos pais. É o caso das crianças que nascem "roxinhas".
Há quem diga que essa coloração do recém-nascido pode significar que ele estava em sofrimento na hora do parto ou que "passou da hora" de nascer. Mas, afinal, por que os bebês nascem roxos?
Ao contrário do que muitos acreditam, é normal que um bebê nasça roxo. A cor se deve ao fato de que o ambiente intrauterino é hipóxico, ou seja, possui níveis de oxigênio menores se comparado ao ambiente fora da barriga.
"Por isso que os bebês nascem com uma taxa de hemoglobina maior que a dos adultos, para ajudar na oxigenação. Assim que o bebê nasce e chora pela primeira vez, ele expande os pulmões, começa a respirar e a oxigenar. Assim, o roxo vai diminuindo e o bebê fica rosa", explica o pediatra e neonatologista Paulo Telles.
Portanto, a coloração não indica que o bebê passou do tempo certo de nascer e que sofreu durante a gestação. Isso tampouco tem qualquer relação com o tom de pele da criança.
Saiba mais: Nó verdadeiro em cordão umbilical: saiba o que é e os riscos
Quanto tempo leva para a coloração roxa desaparecer?
...
Veja também
Bebê prematuro: causas, cuidados e complicações
Anemia na gravidez: sintomas, como tratar e se prejudica o bebê
Parto com fórceps: necessário ou apenas um risco para o bebê?