Dormir mal engorda. O que acontece no corpo de quem demora para pegar no sono
Além de cansaço, uma noite maldormida pode elevar o risco de doenças
Após um longo dia, nada melhor do que uma boa noite de sono. No entanto, nem todas as pessoas conseguem ter um descanso pleno e renovador. Muito além do cansaço, uma noite maldormida pode provocar impactos até mesmo no ganho de peso. Mas por que dormir mal engorda? Entenda o que acontece com o corpo ao ter uma noite maldormida e as consequências de dormir mal.
Por que dormir mal engorda?
A falta de sono influencia no ciclo biológico do corpo, principalmente no metabolismo, o que pode favorecer o ganho de peso. Um exemplo é que dormir mal provoca o aumento da liberação do hormônio grelina, peptídeo que causa a sensação de fome, o que gera aumento do apetite e da ingestão alimentar.
"Associado a isso, temos a diminuição da liberação de outro hormônio, a leptina, que regula negativamente a ingestão alimentar e incentiva o gasto energético", fala Edson Issamu, neurologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Quando dormimos mal, os resultados que podem levar ao ganho de peso incluem:
- Aumento da sensação de fome
- Estímulo para ingestão alimentar
- Redução do gasto energético
Saiba mais: Hábitos que engordam: 9 atitudes que fazem ganhar peso
No entanto, engana-se quem imagina que dormir mais possa resultar em emagrecimento. "O ganho de peso depende principalmente do desbalanceamento da ingestão de calorias. Somente dormir bem não garante redução do peso, sendo mais um dos elementos necessários", explica o médico.
...
Veja também
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
Asma: o que é, sintomas, remédios e se tem cura
Apetite aumentado: o que é, causas e como tratar