Do tempero à medicina: descubra os efeitos do alho no corpo
Especialistas da Universidade de Rochester apontam que o ingrediente pode transformar a saúde, principalmente a do coração
Se há um ingrediente que não pode faltar nos pratos tradicionais brasileiros, é o alho. Para muitos, uma comida sem o bulbo originário da Europa é uma comida sem gosto. E, de fato, o sabor é um de seus grandes atributos, mas a capacidade de beneficiar a saúde como um todo também o transforma em um verdadeiro superalimento. Confira:
Os poderes do alho para o corpo
Pela sua popularidade, a planta já foi alvo de diversos estudos que buscavam identificar seu potencial para preservar o bem-estar. A pesquisa mais recente, realizada por estudiosos da Universidade de Rochester, contudo, aponta tanto os efeitos positivos quanto as recomendações ao consumir o alimento.
De acordo com os especialistas, a principal vantagem do alho é a riqueza de propriedades antibacterianas, derivadas da aliina. Esse composto, que é ativado ao cortar ou moer o ingrediente e é responsável pelo seu aroma característico, ajuda a combater bactérias, vírus e fungos, tornando-o um aliado natural contra algumas infecções.
Além disso, conforme revela o levantamento, o tempero contribui para o controle da pressão arterial e para prevenir a formação de placas nas artérias, já que melhora a elasticidade dos vasos. Dessa forma, a sua ingestão protege contra doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca.
Entretanto, o consumo inadequado do ingrediente, principalmente cru, pode causar desconfortos estomacais. Outro ponto de atenção são os suplementos de alho. Segundo especialistas, o uso prolongado dos produtos junto com outros medicamentos, como o saquinavir, afeta a sua eficácia. Por isso, a recomendação é sempre consultar um profissional de saúde antes de recorrer a esse método.
Chá de alho: conheça os benefícios da bebida
O alho é muito mais do que um tempero marcante na cozinha. Com uma longa história na medicina tradicional, ele pode ser transformado em chá e trazer benefícios importantes para a saúde, especialmente para o sistema cardiovascular e imunológico. O segredo está em seus compostos bioativos, como a alicina, além de vitaminas e minerais. Confira a matéria completa.