Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de São Simão e São Judas Tadeu: conheça a história dos primos de Jesus

Os santos, mesmo quando a devoção implicava perseguição e martírio, ajudaram a disseminar a fé no filho de Deus pelo mundo

28 out 2025 - 12h24
Compartilhar
Exibir comentários

Quando procurava apoiadores para espalhar o Evangelho pelo mundo, Jesus Cristo encontrou ajuda em dois primos que enfrentaram o martírio por suas crenças. Hoje, em todo dia 28 de outubro, a memória dos apóstolos e familiares do Senhor, São Simão e São Judas Tadeu, é celebrada em reconhecimento à sua dedicação à fé e aos fiéis.

São Simão e São Judas Tadeu, mesmo quando a devoção implicava o martírio, ajudaram a disseminar a fé no filho de Deus pelo mundo
São Simão e São Judas Tadeu, mesmo quando a devoção implicava o martírio, ajudaram a disseminar a fé no filho de Deus pelo mundo
Foto: Reprodução/Leandro Maranghetti Lourenço / Bons Fluidos

Conheça os primos de Jesus Cristo

De acordo com as Escrituras, não houve um dia em que Judas Tadeu, filho de Alfeu, não estivesse ao lado do filho de Deus. Isso porque eles cresceram na mesma família: seu pai era irmão de São José, e a mãe, Maria de Cléofas, prima da Virgem Maria. Ademais, há relatos de que Tiago, o Menor, também era seu irmão e de São Simão.

Entretanto, além de ambos serem citados como parentes de Santiago, não existem outros indícios de uma relação familiar entre os santos. O que se sabe é que, quando os apóstolos deixaram Jerusalém para disseminar a fé no divino, eles se encontraram na antiga Pérsia. Mas, antes, cada um realizou os próprios feitos em territórios distintos. Judas, por exemplo, evangelizou o Egito, enquanto o irmão, a Mesopotâmia.

Quase no fim da vida, contudo, eles se reuniram e converteram milhares ao batismo. Suas ações em regiões predominantemente pagãs, então, acabaram levando à prisão dos familiares, que se recusaram a renegar a palavra de Jesus e morreram sob o martírio. Hoje, São Judas Tadeu, conhecido como o padroeiro das causas desesperadas, e São Simão descansam juntos na Basílica de São Pedro, em Roma.

Oração para São Simão

"Simão, apóstolo de Jesus, entra em meu coração, ilumina minha vida com a luz da tua fé. Ensina-me, como vós, a amar Jesus e a seguir suas leis de amor, caridade e verdade. Coloca em meu coração a paz e a paciência, e equilibra meu espírito. Ó São Simão apóstolo, fazei com que eu tome sempre as decisões certas, livrai-me das dúvidas e das incertezas, faça com que eu possa compreender e servir o meu próximo. São Simão, eu (diga seu nome completo) vos peço (faça seu pedido). Esclarece minha alma se esse é o melhor para mim. E se não for, dê-me a compreensão necessária para aceitar os desígnios de Deus. Amém".

Oração para São Judas Tadeu

"São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmão se descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar- vos, comprometendo- me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. Assim, rogo à vós. Amém". 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade