Dia de Santo Olavo, o rei viking que se tornou santo
Antes de conquistar o posto de santidade, o homem realizou expedições de colonização na Europa, onde teve contato com o cristianismo
Em 10 de julho, a Igreja Católica celebra o dia de Santo Olavo, um homem da dinastia norueguesa que, após o contato frequente com o cristianismo, se converteu à religião e dedicou seu reinado à catequizar um dos berços da nação viking.
Quem foi Olavo?
Nascido como Olavo II Haraldsson, no ano de 995, o jovem, filho do rei de Vestfold - um dos 15 condados da Noruega -, passou sua juventude em expedições vikings pela Europa. Essas viagens reuniam nobres escandinavos para comercializar ou colonizar diferentes regiões, a fim de expandir os ideais dos povos politeístas, que acreditavam em diversos deuses nórdicos.
Entretanto, em meio às visitas aos territórios, Olavo se converteu ao cristianismo. Seu batismo ocorreu por volta de 1013, após um tempo hospedado na Normandia. De acordo com relatos, pouco depois, enquanto navegava pelo Mar Mediterrâneo, um homem desconhecido o orientou, em um sonho, que voltasse para o seu país, onde se tornaria rei.
Por isso, em 1015, Haraldsson retornou à Noruega e lutou pelo trono, abdicando a posição por ser descendente de Harald Fairhair, o primeiro rei norueguês. Assim, ele conseguiu assumir o posto e iniciou a missão de extinguir o paganismo viking, instaurando sua nova crença.
Na região, apesar de existir uma cerca resistência, ele construiu igrejas, recebeu missionários estrangeiros e instituiu leis cristãs, que libertavam escravos e proibiam a poligamia. Por muito tempo, Olavo obteve sucesso, mas divergências políticas e religiosas levaram governantes locais a expulsassem o homem do trono.
Ele, então, se refugiou na Rússia, regressando à Noruega somente em 1030, em uma tentativa de assumir o poder novamente. Seus esforços e de um pequeno exército, no entanto, fracassaram, resultando na sua morte. Mas a luta, juntamente com milagres de sua autoria, fez com que Olavo fosse visto como um mártir pelos fiéis locais.
Desta forma, em 1164, a Igreja o canonizou e, em sua homenagem, foi construída a Catedral de Nidaros, em Trondheim, onde acontece uma série de cerimonias religiosas até os dias atuais. Hoje, o antigo rei viking, é conhecido com o padroeiro da Noruega.
Oração para Santo Olavo
"Santo Olavo, intercedei junto a Deus Pai, em nome de seu filho amado, para que a vida, a paixão e a morte do Senhor não nos seja nunca em vão. Que procuremos corresponder com prontidão os seus chamados à santidade. Levai a Deus nosso pedido de perdão pelos pecados de omissão, indiferença. Nos conceda a graça de corresponder, em plenitude, a todos os seus ensinamentos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."