Dia de Santa Madre Teresa de Calcutá: relembre seu milagre no Brasil
Em 2008, a santidade curou um brasileiro, episódio que contribuiu para sua canonização em 2016, realizada pelo Papa Francisco
Em 5 de setembro é celebrado o Dia de Santa Madre Teresa de Calcutá. A freira, reconhecida mundialmente, costumava se descrever como "um pequeno lápis nas mãos do Senhor" e fez de sua vida uma missão de ajuda aos mais necessitados. E, mesmo após a morte, o espírito benevolente continuou amparando fiéis por meio de milagres. Um deles, inclusive, ocorreu em território brasileiro.
O pedido e a cura
Em 2008, Marcílio Haddad Andrino, morador do Rio de Janeiro, passou a sofrer com episódios frequentes de tontura e convulsões. No dia de seu casamento, em 9 de setembro, a saúde do engenheiro piorou, e sua noiva, Fernanda Rocha, precisou até acompanhá-lo ao altar.
Semana após o evento, ele foi internado e descobriu que tinha oito abscessos no cérebro. Os médicos informaram que a chance de sobrevivência era baixa, mas seguiram com o tratamento e tentaram uma operação cirúrgica. Entretanto, o acúmulo de uma grande quantidade de líquido na área impossibilitou o procedimento.
Foi, então, nesse momento, que Fernanda rezou para Santa Madre Teresa de Calcutá. "Deus, eu sempre rezei, e eu rezo no Pai-nosso que seja feita a tua vontade, mas pelo menos agora, que seu desejo seja a mesmo que a minha. Permita que Madre Teresa vá lá, pegue Jesus pela mão e toque no Marcílio e o cure. Porém, também se não for da tua vontade que a santa venha, pegue o Marcílio pelas mãos e o leve para a morada eterna".
No dia seguinte, os exames revelaram que os abscessos haviam diminuído em 70%. No lugar das infecções, contudo, os especialistas identificaram oito cicatrizes. A equipe médica comparou o caso a uma cirurgia, embora nenhum procedimento tenha sido realizado. Pouco depois, o homem já conseguia andar sozinho.
A origem do milagre
A santa, no entanto, já estava interceptando por Marcílio meses antes. "Nós iríamos nos casar em 27 de setembro, era dia 5 e ele estava muito confuso. E o Padre Elmiran falou: 'Não era pra eu ir hoje na casa das Irmãs (Missionárias da Caridade), o padre que ia ficou doente, elas me ligaram e eu fui. E elas me deram essa oração'. Em seguida, ele tirou do bolso a relíquia da Madre que havia ganhado e pediu pra eu rezar para ela", contou Fernanda, em entrevista ao 'Vatican News'.
Por fim, a fé da esposa possibilitou a cura do engenheiro. Em 2016, esse episódio também contribuiu para a canonização de Santa Madre Teresa de Calcutá, realizada pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro. "A misericórdia foi para ela o 'sal' que dava sabor a todas as suas obras, e a 'luz' que iluminava a escuridão daqueles que já não tinham sequer lágrimas para chorar a sua pobreza e sofrimento", disse o pontífice durante a cerimônia.
Oração para Madre Teresa de Calcutá
"Mãe dos pobres, quanta dor ao ver as dificuldades dos nossos irmãos que sofrem com as misérias, dai a nós a mesma disponibilidade e abertura de coração para com essas realidades. Queremos ser instrumentos de cuidado e amor para com todos os nossos irmãos. Amém!"