PUBLICIDADE

Você sabe comprar azeite? Veja 3 dicas de um especialista para escolher o melhor

Aprenda a comprar azeites de melhor qualidade nos supermercados

30 mar 2024 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários

azeite
azeite
Foto: iStock

O azeite é um dos produtos mais usados na cozinha, seja para fazer receitas desde o início ou para apenas acompanhar pratos mais elaborados e saladas.

Mas será que você sabe escolher um azeite de qualidade? Em entrevista ao Paladar ao vivo no Facebook, Arnaldo Comin, do empório Rua do Alecrim, deu dicas de como escolher o produto perfeito no supermercado.

De acordo com ele, a acidez realmente é importante como muitos consumidores acreditam, mas que não é tudo e deve ser observada em conjunto com outros aspectos.

Veja dicas para escolher o azeite perfeito:

  1. Considere se o local do envase do azeite é o mesmo da fabricação. Levar o produto em tonéis para ser envasado em outro lugar pode oxidar o azeite, além de causar outras perdas nas qualidades sensoriais;
  2. Procure no rótulo a data ou a safra de fabricação e a data de vencimento. No Brasil, as produtoras não são obrigadas a indicar a data de fabricação, apenas o vencimento, que geralmente é dois anos após da fabricação;
  3. Caso você compre um azeite prestes a vencer, ele já passou quase dois anos da sua fabricação e provavelmente já não terá mais os aromas e sabores frescos. Portanto, quanto mais jovem o azeite for, é melhor. Sempre priorize os produtos da última safra.

Onde comprar e quanto custa o melhor azeite do Brasil Onde comprar e quanto custa o melhor azeite do Brasil

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade