Sou nutricionista e garanto: "A canela, mesmo em pequenas quantidades, é um dos alimentos com mais ferro"
Você achava que ferro só vinha da carne ou do feijão? A canela, em pequenas pitadas, pode surpreender na sua dieta.
Se você sempre pensou que as melhores fontes de ferro estavam apenas na carne vermelha e no feijão, talvez seja hora de rever esse conceito. A canela, aquela especiaria que muita gente só lembra de usar na rabanada no natal ou no cafezinho, pode ser uma grande aliada quando o assunto é ingestão desse mineral essencial.
O nutricionista e doutor em Ciências da Atividade Física Alex Yáñez chamou atenção para isso em suas redes sociais. Segundo ele, incluir uma simples pitada de canela no dia a dia pode fornecer mais ferro do que um punhado de lentilhas - um dos vegetais tradicionalmente reconhecidos como fonte desse nutriente. Mas será que a canela realmente é tudo isso? Vamos entender melhor!
Leia mais: É isso que acontece com o seu corpo se você comer CANELA todos os dias
Canela: pequena em quantidade, gigante em ferro
A canela já é conhecida por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e termogênicas. Mas o que pouca gente sabe é que ela também concentra uma boa quantidade de ferro.
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) e com o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), 100g de canela em pó têm cerca de 8,3 mg de ferro. Para comparação, a mesma quantidade de lentilha cozida tem 3,3 mg, espinafre cru tem 2,7 mg, feijão preto cozido tem 1,5 mg e carne bovina grelhada, 2,4 mg.
...
Veja também
Canela: benefícios, como consumir e receitas
Não é o feijão: esse ingrediente popular é o alimento mais rico em ferro
O peixe mais saudável do mundo (que raramente comemos) fortalece o coração e aumenta a imunidade