Sem leite e sem gordura vegetal: manteiga do futuro é feita de dióxido de carbono
Inovação busca reduzir impacto ambiental e oferecer alternativa às gorduras tradicionais
A manteiga é um ingrediente coringa na cozinha, muito utilizado em várias receitas deliciosas. Diferente da margarina, feita à base de gordura vegetal, a manteiga é feita com leite e derivados, e tanto uma quanto a outra são considerados ingredientes gordurosos, que devem ser consumidos com moderação.
Porém, uma nova manteiga está vindo aí para revolucionar: sem leite, sem óleo, sem plantas e sem qualquer ingrediente de origem animal, essa manteiga feita com carbono e hidrogênio é uma ideia inusitada que vem de uma startup nos Estados Unidos e já chamou a atenção e o investimento de empresário Bill Gates. A promessa é manter o sabor e a textura da manteiga tradicional, mas com impacto ambiental muito menor.
Entenda como funciona a manteiga de carbono apoiada por Bill Gates
A empresa Savor, localizada em Batavia, Illinois, está criando uma manteiga de um jeito totalmente novo: usando dióxido de carbono capturado do ar e hidrogênio extraído da água. Para produzir essa manteiga, os cientistas convertem esses elementos em cadeias de gordura idênticas às encontradas na manteiga, no queijo e nos óleos vegetais.
Mas como essa manteiga é produzida? A manteiga de carbono é feita por meio da química orgânica e do aproveitamento de resíduos produzidos pelos humanos, como metano e dióxido de carbono, em um processo que envolve aquecimento, oxidação e organização das moléculas para formar triglicerídeos, a base da gordura. O resultado é um produto que se parece com a manteiga ...
Matérias relacionadas