PUBLICIDADE

Nozes: conheça os benefícios da oleaginosa para a saúde

As nozes possuem diversos nutrientes e outros componentes considerados essenciais para a manutenção da saúde

5 dez 2023 - 15h01
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários

As nozes estão entre os alimentos tradicionais das festas de fim de ano. Versáteis, elas podem ser consumidas tanto como petiscos quanto como acompanhamento de pratos doces e salgados. 

As nozes estão presentes nas festas de fim de ano -
As nozes estão presentes nas festas de fim de ano -
Foto: Shutterstoc / Alto Astral

Além disso, as nozes também possuem em sua composição nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco e potássio. 

Apesar de serem calóricas, as nozes promovem diversos benefícios para a saúde. Nesse sentido, o Alto Astral consultou a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, que nos explicou as vantagens de incluir as nozes na alimentação. Veja abaixo:

Melhora a função intestinal 

Por serem ricas em fibras, polifenóis e ômega 3, as nozes atuam como um alimento prebiótico. Assim, estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a função intestinal, prevenindo a prisão de ventre e diminuindo o risco de câncer de cólon.

Controla o diabetes

Por serem oleaginosas ricas em fibras e ômega-3, o consumo diário de nozes pode ajudar a controlar a diabetes. O nutriente melhora as funções da insulina, que é o hormônio responsável por controlar a glicemia sanguínea.

Previne o câncer

As nozes contêm tocoferóis e polifenóis, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que impedem a multiplicação de células cancerígenas, prevenindo o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Evita doenças neurodegenerativas

Os polifenóis presentes nas nozes têm potente ação anti-inflamatória e antioxidante que previnem danos nas células do cérebro. Eles melhoram o funcionamento dos neurônios e protegem o cérebro do surgimento de doenças como Alzheimer.

Previne o envelhecimento precoce

As nozes possuem antioxidantes que ajudam a reduzir os danos celulares causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Ajuda a perder peso

As nozes são ricas em fibras e proteínas que aumentam a saciedade e reduz a fome ao longo do dia, ajudando no processo de emagrecimento. Porém, ela possui grandes quantidades de calorias, sendo assim consuma com moderação!

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade