PUBLICIDADE

Férias: como fazer receitas divertidas e saudáveis com as crianças

18 jul 2023 - 09h03
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Não sabe mais o que fazer para entreter as crianças em casa durante as férias escolares? Se você já gastou todo o seu estoque de brincadeiras ao longo das últimas semanas, talvez esteja na hora de investir em receitas divertidas.

Foto: Guia da Cozinha

Segundo a professora de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Carina Alcalá, a ideia é que os cuidadores se envolvam na brincadeira junto com a criançada, usando a criatividade nas preparações feitas em casa.

Ter atividades planejadas para o tempo livre pode ser um desafio, mas não quando eles estão aproveitando de fato esse mês. Você pode optar por lanchinhos ou pratos mais incorporados — o importante é estar junto com os pequenos e envolvê-los em todo o processo.

Como preparar receitas divertidas para as crianças?

Existem várias formas de deixar receitas tradicionais mais divertidas para agradar às crianças durante as férias:

  • "Frutas e hortaliças podem ajudar a colorir as preparações de forma lúdica", sugere a professora;
  • "Já as refeições temáticas são excelentes para incluir novos alimentos, entre elas a sopa do Hulk (couve ou brócolis) e o arroz da Peppa (cozido com beterraba batida)".
  • "Outra sugestão é utilizar fôrmas e utensílios com formatos divertidos (personagens, desenhos, frutas), assim como brincar com as crianças de montar carinhas nos pratos, cabelos de alface, boca com tomate e olhos com cenoura", orienta.

Férias mais saudáveis

No entanto, também é possível deixar os pratos mais saudáveis, além de mais divertidos. Quando trazemos as crianças para cozinha, as introduzimos à alimentação através da brincadeira. Assim, as receitas podem ser ressignificadas para versões com mais frutas, por exemplo.

  • "Em bolos e tortas, podemos substituir a farinha de trigo por farinha integral, de aveia ou amêndoas. O açúcar e o óleo podem ser reduzidos pela metade, e adicionar uma maçã ralada ou banana amassada em bolos ajuda a deixá-los mais doces e úmidos, assim como uma forma de fazer com que as crianças comecem a comer mais frutas", explica Alcalá.

Nesse mesmo sentido, aproveite a brincadeira para criar versões caseiras de alimentos já conhecidos pelos pequenos. Os produtos podem não ser tão saudáveis em suas versões industrializadas. Eles podem gostar ainda mais, viu?

  • Carina dá as melhores dicas: "Faça nugget caseiro, hambúrguer com carne moída magra, ketchup caseiro, batatas 'fritas' no forno ou fritadeira elétrica, milk-shake de frutas congeladas, pipoca caseira e fondue de frutas com chocolate amargo".

E após preparar as receitas, que tal inovar na hora de comer? Improvisar uma barraca com lençóis, fazer um piquenique ou consumir os lanches em lugares ao ar livre com pés de frutas são experiências diferentes que fazem a diferença nas férias. Colaboração: Carina Alcalá, professora de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Publicidade