PUBLICIDADE

Fato ou fake? Saiba se receitas caseiras de limpeza funcionam mesmo

Especialista esclarece de uma vez por todas quais receitas caseiras de limpeza podem ajudar na faxina e em quais situações elas funcionam

23 abr 2024 - 16h00
(atualizado em 24/4/2024 às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Descubra se as receitas caseiras de limpeza funcionam
Descubra se as receitas caseiras de limpeza funcionam
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Na hora de limpar algo em casa, muitas pessoas recorrem às famosas "receitinhas caseiras", especialmente quando os produtos convencionais não estão dando conta de alguma tarefa específica. Práticas e econômicas, elas parecem ser as soluções ideais, e é possível aprender várias navegando pelas redes sociais.

Porém, será que todas elas funcionam mesmo? Assim como em qualquer outra área, nem tudo o que é dito sobre limpeza na internet é verdade. Por isso, é preciso saber distinguir os fatos dos fakes e entender quais dicas são mesmo boas. Afinal, nem todas elas podem ser adequadas para qualquer ocasião.

"É crucial alinhar o produto de limpeza com o objetivo desejado. Se queremos remover gordura, limpamos de uma forma. Se queremos limpar o piso, é outra abordagem. Por isso, ao buscar soluções de limpeza, devemos priorizar a eficácia e, claro, a segurança dos produtos que utilizamos", diz a especialista em limpeza e embaixadora da Ecoville, Priscilla Castro.

Em alguns casos, as receitas caseiras podem até ser perigosas. "Quando misturamos diversos produtos, eles podem gerar gases tóxicos e produtos que causam reações alérgicas", alerta a especialista.

A seguir, Priscilla explica se os principais ingredientes usados nas receitas caseiras de limpeza funcionam mesmo e para quê:

Truques com vinagre

Muitas receitas caseiras de limpeza usam o vinagre no lugar de um limpador multiuso. Entretanto, em algumas superfícies, essa "solução" pode se tornar um problema.

"O vinagre é um produto ácido, e já tivemos casos nos quais clientes seguiram receitas da internet para limpar pisos de porcelanato polido com ele, acabando por manchá-los. Por ele ser ácido, pode corroer superfícies, principalmente mármores e porcelanatos", comenta a especialista.

Em vez disso, ela sugere o uso de um multiuso com oxigênio ativo, que vai conseguir limpar diversas superfícies sem causar danos.

Truques com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode sim ser usado para a remoção de manchas sensíveis à variação de pH em roupas, como as provocadas por molhos ou maquiagem. Isso porque ele é uma substância alcalina, então consegue causar uma abrasão e sumir com essas manchas.

Só que, a longo prazo, essa solução pode sim danificar os tecidos, então use com cautela. Ademais, nunca o use em outros tipos de tarefas, como para limpar superfícies de mármore ou porcelanato polido, já que pode ser prejudicial.

"Jamais deve ser utilizado também em superfícies como alumínio, mármore e vidros, pois pode remover o brilho das superfícies em que é aplicado", destaca Priscilla. O ideal é substituir a opção caseira por um produto multiuso de solução neutra.

Truques com pasta de dente

Quanto ao uso da pasta de dente para remover manchas e riscos de superfícies, Priscilla aponta que todas as pastas possuem algum grau de abrasividade, o que pode auxiliar na remoção de algumas manchas, mas também danificar superfícies brilhantes ou polidas.

"Pode, ainda, danificar louças e paredes, especialmente os cremes dentais com partículas", complementa.

Truques com limão

Ao considerar a limpeza com limão, é importante ter em mente os riscos envolvidos. Embora seja popular nas redes sociais como um desinfetante natural, ele pode causar manchas na pele e até queimaduras de segundo grau se utilizado inadequadamente, especialmente sob a exposição solar.

Além disso, devido à sua acidez, qualquer tipo de superfície pode sofrer danos com o uso do limão. Priscilla aconselha não combinar o limão com outros produtos de limpeza, pois isso pode resultar em reações indesejadas. O mais seguro é optar por produtos químicos que tenham limão em sua composição em vez disso.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade