Caldinho de mocotó para se aquecer nesse friozinho
Esfriou, né? Quando o frio chega sem avisar, dá vontade de fazer receitas quentinhas capazes de nos aquecer das baixas temperaturas. E esse é o caso do caldinho de mocotó! Essa receita deliciosa que tem história no Brasil é extremamente gostosa e pode te ajudar a se proteger desse friozinho.
Embora seja difícil traçar a origem exata do caldo de mocotó, é fato que a receita leva ingredientes de baixo custo que ainda possuem boa qualidade nutricional. Por isso, o prato pode ser visto como um aproveitamento de partes que seriam jogadas fora após o abate de gado nos matadouros e regiões pecuárias do país.
E existem receitas semelhantes nas tradições portuguesa e espanhola. Os países da península Ibérica são famosos pelas Tripas à moda do Porto e pelos Callos a la madrileña, respectivamente. Esses pratos antigos e típicos também ajudam a traçar a origem do mocotó!
Se você ficou com vontade de preparar esse prato para lá de saboroso na sua casa, confira a receita de caldinho de mocotó do Guia da Cozinha. Veja o passo a passo, tome nota dos ingredientes e prepare já essa delícia!
Tempo: 2h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Caldinho de mocotó:
- 2 patas bovinas (mocotó) (aproximadamente 1 kg)
- 2 folhas de louro
- 5 cravos-da-índia
- 2 cebolas picadas
- 6 tomates picados
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cebolinha picada para polvilhar
- Farinha de mandioca para acompanhar
Modo de preparo:
Em uma panela, com água fervente, escalde as patas. Retire as patas e transfira para outra panela, com água fervente o suficiente para cobrir o mocotó. Cozinhe por 10 minutos e vá retirando a espuma que se forma. Escorra e coloque em uma panela de pressão com o louro, os cravos, a cebola, o tomate e a pimenta dedo-de-moça.
Cubra com água, tampe a panela e cozinhe por 1 hora, em fogo baixo. Retire o mocotó e pique, tirando o osso. Volte para a panela e cozinhe por mais 15 minutos. Tempere com sal e pimenta. Transfira para canecas, polvilhe com cebolinha e sirva acompanhado de farinha de mandioca.