PUBLICIDADE

Rooibos: conheça 6 curiosidades sobre o chá vermelho africano

Com propriedades únicas, a bebida ajuda no desempenho na academia e também garante uma boa noite de sono

5 jun 2024 - 20h27
(atualizado às 22h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar do nome bastante diferente, o rooibos se tornou uma bebida queridinha dos apaixonados por chás por dois motivos principais. O primeiro deles é a gama de benefícios que ele pode oferecer à saúde, como redução do estresse e melhora na qualidade do sono. Já o segundo é por não conter teína, uma substância estimulante presente no chá de camellia sinensis - ou chá-da-índia -, que o fez se tornar uma alternativa para essa bebida mais popular, podendo ser consumido a qualquer hora do dia.

Conheça os benefícios do rooibos para a saúde
Conheça os benefícios do rooibos para a saúde
Foto: KamranAydinov/Freepik / Boa Forma

De acordo com Raúl Cotes, gerente de produtos da Tea Shop no Brasil e na Espanha, o rooibos também é conhecido como chá vermelho africano, tem um sabor intenso e conta com diversas propriedades medicinais, fazendo desta planta uma bebida cheia de curiosidades.

Pensando nisso, o profissional dividiu algumas curiosidades sobre esse tipo de chá que tem conquistado os consumidores brasileiros. Confira!

6 curiosidades sobre o rooibos

Só cresce na África do Sul

O rooibos é um arbusto nativo da África do Sul e só cresce em uma região montanhosa perto da Cidade do Cabo. A infusão da bebida é tão tradicional no país quanto o chá preto no Oriente.

É um isotônico natural

O chá africano é especialmente rico em minerais. Por isso funciona como uma bebida isotônica, que recupera a hidratação e repõe os sais minerais perdidos em atividades físicas intensas. Pode ser consumido quente ou frio, antes ou depois do treino.

Preserva a saúde de ossos e dentes

A presença de cálcio, flúor e manganês protege as articulações e pode ajudar a prevenir a osteoporose e o desenvolvimento de cáries.

Pode ser consumido o dia todo

O rooibos é livre de teína - diferente do chá preto ou verde, por exemplo. Por não conter estimulante, é recomendado para crianças e gestantes e pode ser consumido a qualquer hora do dia.

É naturalmente doce

A infusão do rooibos resulta em uma bebida intensa, de sabor naturalmente doce e frutado, sem retrogosto amargo ou adstringente. Dispensa a adição de mel ou outros adoçantes.

É uma bebida que tranquiliza

O chá africano contém magnésio, um tranquilizante natural que contribui para a manutenção do sistema nervoso. Reduz o estresse e ajuda a dormir.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade