PUBLICIDADE

Alimentação no inverno: 5 dicas para fazer escolhas mais saudáveis

Nutricionista explica como manter uma alimentação balanceada no inverno para preservar a saúde e o bem-estar

17 jun 2023 - 10h03
(atualizado em 19/6/2023 às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O inverno está chegando, e com ele vem também aquela vontade irresistível de se aconchegar em cobertores e desfrutar de comidas quentes e reconfortantes. Porém, é importante lembrar que manter uma dieta balanceada nessa estação é fundamental para cuidar da saúde e do bem-estar. 

Entre os cuidados com alimentação durante o inverno, a nutricionista Dani Borges destaca o consumo diário de frutas e a ingestão adequada de água. "As frutas são fontes importantes de vitaminas e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico. Já a hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo", alerta ela. 

Para te ajudar a fazer refeições mais saudáveis nesse período, a especialista preparou uma lista com algumas outras dicas. Veja abaixo:

1. Aproveite as sopas e caldos

Nada melhor do que uma sopa quentinha para aquecer o corpo no inverno. Aposte em caldos nutritivos, como de legumes, feijão ou lentilha, que além de aquecer, fornecem vitaminas, minerais e fibras.

2. Incremente as saladas quentes

Mesmo no frio, não deixe de incluir saladas em suas refeições. Opte por saladas mornas, adicionando vegetais cozidos, grãos e proteínas como grão de bico.

3. Varie nas fontes de proteína

Aproveite o inverno para experimentar diferentes fontes de proteína, como carnes, peixes e aves, além de alimentos como leguminosas e algumas sementes. São opções saborosas e nutritivas que podem complementar as refeições. 

4. Invista em chás e infusões

Além de aquecer, os chás e infusões são ótimas opções para hidratar o organismo. Por isso, experimente sabores como gengibre, camomila, hortelã e canela, que também possuem propriedades benéficas para a saúde.

5. Consuma alimentos ricos em vitamina D

Com a redução da exposição solar no inverno, é importante garantir uma boa ingestão de vitamina D. Aposte em alimentos como cogumelos e tente se expor ao sol sempre que possível.

Consulte um nutricionista

Além disso, é preciso também levar em consideração as próprias necessidades nutricionais. Assim, além de seguir essas dicas, a especialista recomenda consultar um profissional que entenda do assunto. 

"O inverno é uma época para se cuidar e aproveitar alimentos nutritivos e saborosos. Lembre-se de ouvir seu corpo e buscar o acompanhamento de um nutricionista para uma orientação personalizada", finaliza.

Sopas e caldos são opções saudáveis e nutritivas para o inverno -
Sopas e caldos são opções saudáveis e nutritivas para o inverno -
Foto: Shutterstock / Alto Astral
Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade