PUBLICIDADE

4 formas de usar a casca de limão que você não conhecia

Apesar de geralmente ser jogada fora, a casca de limão tem vários benefícios e pode ser muito útil no seu dia a dia

30 mai 2024 - 12h45
Compartilhar
Exibir comentários

O limão é uma fruta deliciosa, benéfica para a saúde e que ainda pode ser usada para alguns fins na limpeza. Entretanto, ao pensar nas vantagens e funções dele, muitas pessoas acabam cometendo um erro - focam apenas no seu interior, desconsiderando a casca.

Descubra como usar a casca de limão
Descubra como usar a casca de limão
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Essa parte de fora do limão é, na maioria das vezes, jogada no lixo. Isso acaba desperdiçando os vários benefícios que a casca da fruta também possui. Ela protege os dentes e o coração, melhora a imunidade, tem poder antioxidante entre várias outras vantagens para a saúde.

Assim como o interior do ingrediente, ela pode aparecer tanto na alimentação quanto na faxina. A seguir, veja 4 dicas de uso da casca de limão:

Use em sucos ou chás

O limão não precisa necessariamente ser descascado antes de você fazer um suco com ele. É só cortar a fruta em rodelas e colocar assim mesmo no liquidificador ou no processador com água. No final, só vai ser necessário coar o resultado para tirar algum grumo. É assim, inclusive, que se faz a limonada suíça, sabia?

Além dos sucos, também dá para incluir a casca do limão em um chá. Para isso, é só pegar uma casca limpa, tirar a parte branca (que é mais amarga), cortar em pedaços e aí ferver por alguns minutos com água.

Tempere receitas

O sal cítrico é um tempero delicioso e que você pode fazer com casca de limão ou laranja. Para isso, seque as cascas e coloque para desidratar no sol. Depois, triture e coloque sal junto (a proporção é 10g de casca para 150g de sal).

Esse tempero vai ficar maravilhoso em pratos que geralmente ficam bem com limão, como os peixes.

Utilize na limpeza

Existem inúmeras formas de usar a casca de limão na faxina, viu? A principal delas é utilizá-la em um limpador multiuso caseiro. Você pode encontrar receitas que misturam esse ingrediente com bicarbonato de sódio ou vinagre, por exemplo, e prometem eliminar diversos tipos de mancha e ainda dar um perfume para os ambientes.

Isso sem contar que a casca de limão é boa para limpar objetos de inox. Nesse caso, é melhor ainda se ainda houver um pedaço do bagaço junto com ela.  

Evite insetos

Não são todos, mas alguns insetos não curtem o odor cítrico da casca de limão. Dois exemplos são as baratas e as formigas. Assim, para afastar os insetos, você pode fazer uma mistura desse ingrediente com vinagre e ramos de alecrim e colocar para marinar. Então, misture com água e use um spray para espalhar o líquido pelas partes da casa pelas quais esses bichinhos entram.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade