Pouca gente sabe, mas essa erva favorita das nossas avós esconde benefícios que a própria ciência comprova
O costume herdado das avós tem base científica: pesquisas revelam benefícios reais de um chá que muita gente já conhece.
Quem nunca tomou um chá de camomila por indicação da avó para acalmar ou dormir melhor? Apesar da fama antiga, a ciência tem mostrado que esse costume é mais do que uma antiga tradição: existem substâncias na planta que realmente ajudam a relaxar, reduzir cólicas e até faz bem pro fígado.
Estudos comprovam que compostos como flavonoides, terpenoides e o camazuleno presentes na camomila trazem efeitos anti-inflamatórios, calmantes e digestivos. Aquele chá quentinho antes de dormir pode ter mais impacto na sua saúde do que você imagina!
Ajuda a acalmar e melhora o sono
Um dos benefícios mais conhecidos da camomila é seu efeito relaxante. Isso acontece porque a planta contém glicenia, que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso. Além disso, o flavonoide apigenina se liga a receptores cerebrais GABA-A de forma semelhante a medicamentos tranquilizantes, ajudando a reduzir a ansiedade e a favorecer o sono reparador.
Um estudo publicado no Phytomedicine aponta que "o extrato de camomila demonstrou efeitos ansiolíticos clinicamente significativos em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada".
Reduz cólicas e gases
...
Veja também
O que significa deixar a louça acumular com frequência? Essa especialista revela
Quando estou com dor de cabeça, não tomo remédio — escuto meu primeiro CD da infância
O que significa sempre tomar banho antes de dormir, segundo a psicologia
O que significa quando a pessoa sempre se endivida no cartão de crédito?
Médico aponta qual o pior inimigo da saúde do fígado e não é a gordura