Perder peso cortando carboidratos parecia o ideal, mas novos estudos revelam perigos inesperados
Esse tipo de dieta pode agravar a deterioração do DNA e aumentar o risco de tumores
Os carboidratos são um elemento central da dieta humana e, juntamente com as gorduras, representam uma das principais fontes de energia do corpo. Por esse motivo, são frequentemente o foco das dietas para perda de peso, que se baseiam na ideia de que, na ausência desses nutrientes, o corpo utiliza a energia armazenada no tecido adiposo.
No entanto, uma nova pesquisa publicada na revista Nature Microbiology sugere que este não é um plano viável a longo prazo, já que dietas com baixo teor de carboidratos podem levar a um risco aumentado de câncer colorretal. Tudo isso se deve à sua relação com os microrganismos do microbioma intestinal.
O estudo, realizado em camundongos, revelou que esse tipo de dieta pode agravar a deterioração do DNA causada por micróbios no trato digestivo. Isso facilita o desenvolvimento de pólipos, o que, por sua vez, aumenta o risco de tumores, explicou Alberto Martin, coautor do estudo, em um comunicado à imprensa.
A chave está no microbioma intestinal
O método de pesquisa envolveu o teste de três tipos de dietas em camundongos. A primeira foi uma dieta normal; a segunda, uma dieta com baixo teor de carboidratos; e a terceira, uma "dieta ocidental" rica em gordura e açúcar.
...
Veja também