PUBLICIDADE

Saiba como escolher bacalhau para o almoço de Páscoa

Para a sua refeição de Páscoa com a família ficar ainda mais gostosa, é preciso saber escolher o melhor bacalhau no mercado

19 mar 2024 - 14h00
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A Páscoa está chegando e, na data, muitas famílias têm o costume de comer bacalhau. Porém, como esse é um alimento que algumas pessoas não compram tanto no resto do ano, muitos não sabem como escolher o peixe de qualidade.

Então, para arrasar no almoço de Páscoa, é preciso saber como escolher bacalhau da melhor forma. Uma grande dica, nesse sentido, é que, por conta da grande procura, o peixe acaba ficando um pouco mais caro nessa época.

É preciso desconfiar de estabelecimentos que ofereçam o produto por um preço muito abaixo dos outros, pois pode ser uma enganação. Para mais truques para escolher um bom bacalhau, veja a seguir:

Veja como escolher bacalhau para a Páscoa sem erro
Veja como escolher bacalhau para a Páscoa sem erro
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A aparência de um bom bacalhau

Um dos aspectos mais importantes para saber se o bacalhau é de qualidade é sua aparência. Ele deve ser claro e uniforme, uma vez que uma cor avermelhada ou pontos pretos podem indicar bolor.

As bordas do peixe devem seguir essa mesma tonalidade, pois as espécies mais baratas e de menor qualidade são as que têm essas partes mais escuras.

Observe ainda o rabo do peixe. O bacalhau tem essa parte ligeiramente curvada e para dentro. Se não for assim, pode ser outro peixe que o estabelecimento está tentando te vender no lugar dele.

Além disso, caso haja um pó branco ou meio acinzentado na pele do pescado, não compre. Isso costuma ser sinal de que ele não foi bem conservado ou processado.

A textura também importa

Na hora de diferenciar o verdadeiro bacalhau de versões "falsas", a textura é grande aliada! A pele dos peixes "enganadores" costuma ser mais dura e se soltar com menos facilidade que a do real. Sempre peça para averiguar isso antes de comprar.

Outras dicas

Há ainda outros cuidados que você deve tomar na hora de escolher bacalhau. Ele não deve estar úmido, por exemplo. Entretanto, como saber isso?

Você pode fazer o teste de segurar o peixe pela cabeça e soltar a cauda. Caso a cauda permaneça tão reta quanto era, ele está bem curado. Já se ela começar a se curvar mais, não está tão ideal.

Se for comprar o peixe já embalado, a atenção deve ser redobrada. Na embalagem, podem vir partes como o rabo e as barbatanas, que não serão usados. Preste atenção se não há uma grande quantidade desses pedaços no pacote que escolher.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade