PUBLICIDADE

O inverno chegou: veja quais são as frutas da estação e como usá-las na cozinha

Veja quais frutas estão em época no inverno, suas características e receitas dicas de especialistas para aproveitá-las na cozinha

21 jun 2024 - 19h56
Compartilhar
Exibir comentários

O inverno se iniciou oficialmente nesta quinta-feira (20), marcando o fim do outono e trazendo em pauta a sazonalidade dos ingredientes da estação, seja pela boa adaptação ao clima mais frio, ou até mesmo pelos ciclos naturais de colheita.

Aqui exploramos as frutas do inverno, indicando quais são as melhores opções para procurar nos mercados e feiras ao longo dessa estação, seus benefícios e como utilizá-las na cozinha de casa, com sugestões e dicas sobre o seu preparo.

Tem fruta boa durante o ano inteiro

É comum associar a época de frutas às estações do ano mais quentes, em especial o verão, mas a verdade é que há frutas que estão em alta para todos os períodos do ano. Não apenas melhores e com maior oferta, as frutas em época também costumam estar mais em conta, podendo ser opções mais econômicas para construir uma dieta saudável e saborosa.

A dica é se inteirar sobre as frutas em época durante todo o ano.

Quais frutas estão em época no inverno?

No geral, os meses do inverno têm as frutas cítricas como destaque principal: laranjas e mexericas, em especial, são popularmente reconhecidas pela boa qualidade, de sabor e de aspecto visual nesse período, que vai de junho até pouco mais que a segunda metade de setembro.

A seguir, veja a lista de algumas das frutas que estão em época no inverno e os seus benefícios para o corpo e para a cozinha:

  • Banana: é possível encontrar bananas de qualidade ao longo de praticamente todo o ano, com exceção de alguns meses mais quentes. Além dos doces, as bananas podem funcionam muito bem em receitas salgadas, como na farofa de banana e ou até mesmo em um risoto de banana com queijo mineiro. A fruta é rica em potássio, que pode ajudar no funcionamento dos músculos e no controle da pressão arterial.
  • Carambola: de sabor adocicado e levemente ácido, a carambola retorna a estar em época, aproximadamente, a partir dos meses de julho e agosto até o fim da estação. Com boa quantidade de vitamina C, a fruta pode ser usada em gelatinas, em calda e até mesmo combinada com atum.
  • Caju: a fruta começa a entrar novamente em época nos meses finais da estação, e também é rica em vitamina C. A polpa do caju pode ser utilizada de diversas maneiras na sua cozinha: sucos, drinques, doces e até mesmo em ceviche.
  • Kiwi: a fruta brilha nas receitas quando servida fresca - em bowls e saladas de frutas, por exemplo. A presença de vitamina C e K se destacam no kiwi, que se encontra em época até o fim da estação.
  • Laranja: as laranjas ficam especialmente boas no inverno, e é possível utilizá-las em sucos, drinques, sobremesas e receitas salgadas, seja como acompanhamento (como na feijoada) ou em outros tipos de preparo.
  • Mexerica e tangerina: também em época durante o inverno, podem compor saladas, bolos, molhos e bebidas. Além da vitamina C, apresentam fibras que podem ajudar no funcionamento intestinal.
  • Morango: com vitaminas do complexo B, C e E, entre outras, o morango é um ingrediente que vai bem em caldas, geleias, tortas e outros tipos de sobremesa. A época de morango geralmente inicia-se durante o mês de agosto.

Receitas para aproveitar as frutas do inverno

Além das receitas citadas acima, separamos alguns conteúdos que podem servir de inspiração para você utilizar essas frutas de maneiras diferentes na cozinha, com dicas e preparos pensados por chefs especialistas.

11 maneiras de usar morango

Reunimos 11 receitas de diferentes estilos, chefs e inspirações para você aproveitar todas as qualidades e benefícios dessa fruta na culinária, pensando especialmente em doces com morango. Confira aqui o conteúdo completo.

Molhos de laranja

Molho de laranja e vinagre de Jerez para salada.
Molho de laranja e vinagre de Jerez para salada.
Foto: Taisa Sganzerla/ Estadão / Estadão

As notas cítricas da laranja funcionam muito bem em molhos de saladas, carnes e caldas doces. Veja algumas sugestões:

RECEITA DE MOLHO DE LARANJA PARA PEIXES

MOLHO DE LARANJA PARA SALADA

CALDA DOCE DE LARANJA

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade