Nem todos os laticínios afetam a microbiota da mesma forma: estudo confirma diferenças entre consumir leite e comer queijo
Pesquisa aponta variações na presença de bactérias benéficas conforme o tipo de laticínio incluído na alimentação diária
À primeira vista, poderíamos pensar que consumir laticínios — seja em forma de leite ou de queijo — teria o mesmo impacto na saúde, já que ambos têm a mesma matéria-prima como origem.
No entanto, um estudo que analisou os efeitos do queijo e do leite na microbiota intestinal mostrou que essa suposição não se confirma. Na verdade, os pesquisadores concluíram que a proliferação bacteriana ocorre de maneira bastante diferente dependendo do tipo de laticínio consumido.
Essas bactérias, entre outras funções, auxiliam na digestão e podem trazer diversos benefícios. Ainda assim, os estudos científicos que tentam esclarecer como alimentar essa microbiota de forma saudável nem sempre são tão conclusivos quanto se divulga por aí.
Agora, uma nova pesquisa publicada na respeitada revista científica Nutrients chama a atenção para as possíveis diferenças no impacto que leite e queijo têm sobre a microbiota.
O objetivo do estudo foi justamente investigar como, apesar de os laticínios fornecerem nutrientes essenciais, eles podem afetar a microbiota intestinal — e se há diferenças nesse efeito quando comparamos o consumo de leite ao de produtos derivados, como o queijo.
E sim, é isso o que aponta o estudo — embora deva ser interpretado com cautela. Trata-se de uma pesquisa cruzada com apenas 34 participantes, cujas amostras de tecido intestinal foram coletadas após exames de colonoscopia.
...
Veja também