Há anos usamos adoçantes sem calorias. Agora entendemos por que eles nem sempre ajudam a perder peso
A sucralose adoça sem calorias, mas novo estudo sugere que ela pode estar nos deixando com mais fome
O açúcar é um dos alimentos mais comuns no nosso dia a dia, e também um dos que mais geram polêmica quando se trata de alimentação. O consumo excessivo de açúcar pode estar relacionado a diversos problemas, que vão desde questões bucais até a diabetes. Os adoçantes artificiais, que usamos às vezes para reduzir o consumo de açúcar comum, podem ser mais saudáveis — mas nem por isso menos controversos.
Um estudo recente descobriu que alguns adoçantes artificiais podem afetar os sinais cerebrais que regulam nosso apetite. A equipe responsável pela pesquisa observou que a sucralose tem um efeito de saciedade menor do que a sacarose, o açúcar comum ou de mesa.
A sucralose é um adoçante artificial, um dissacarídeo ou açúcar composto formado pela união de dois açúcares simples. Seu poder adoçante pode ser até 600 vezes maior do que o da sacarose, mas nosso corpo não a absorve da mesma forma. Isso significa que a sucralose não fornece calorias ao organismo.
Isso poderia explicar o fenômeno observado: nosso corpo perceberia o sabor doce e se prepararia para a ingestão de calorias. O organismo estaria simplesmente reagindo à ausência de energia recebida.
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar
Sucralose: entenda o que é, como é feita e riscos do consumo