Essa maneira de tomar creatina pode colocar os seus dentes em risco
O suplemento é seguro quando consumido da forma correta; entenda mais
Embora seja uma substância produzida naturalmente pelo corpo, a creatina ganhou espaço como um dos suplementos mais usados por quem pratica atividade física. Afinal, esse composto de aminoácidos contribui para melhorar a força e a resistência nos treinos.
Porém, nas redes sociais surgiu uma tendência conhecida como dry scooping, que consiste em consumir o pó puro, direto na boca, sem diluir em água, na tentativa de intensificar seus efeitos.
No entanto, não existem evidências científicas de que a prática funcione — e os riscos podem superar qualquer possível vantagem. Especialistas, inclusive, apontam que ela pode causar danos aos dentes. Confira os detalhes!
Saiba mais: Creatina não é só pra quem malha, esses são os 7 benefícios dessa substância que muita gente não conhece
Riscos do dry scooping para a saúde bucal
O consumo de creatina sem diluição pode causar sérios danos à saúde bucal. A prática pode alterar o equilíbrio natural da boca e até levar a remoção do esmalte dos dentes, como explica a dentista Ilana Marques.
"Quando o pó entra em contato direto com os dentes, pode causar erosão do esmalte, favorecer o acúmulo de resíduos que aumentam o risco da doença cárie e ainda provocar sensibilidade, principalmente em dentes que já tenham microtrincas. Além disso, essa prática pode irritar a mucosa oral e a garganta", afirma.
...
Veja também
Cárie: o que é, causas, tipos e sintomas
Se você tem uma escova de dentes velha, não jogue fora: nove formas de dar um novo uso para ela
Um novo estudo esclarece a suposta relação entre creatina e calvície
Tomar creatina de manhã ou à noite? A resposta não é o que você imagina