PUBLICIDADE

Como descartar o óleo e até quando ele pode ser reutilizado?

O óleo é um produto que pode ser reutilizado, mas o que fazer quando é hora de descartar ele de vez? Descubra agora

18 jun 2022 10h03
| atualizado em 23/6/2022 às 11h00
ver comentários
Publicidade
Entenda quantas vezes você pode usar o mesmo óleo e o que fazer na hora do seu descarte
Entenda quantas vezes você pode usar o mesmo óleo e o que fazer na hora do seu descarte
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O óleo é um daqueles ingredientes que estão presentes em muitos tipos de preparos de alimentos. No caso de frituras, por exemplo, o óleo é indispensável e utilizado em grandes quantidades. E, apesar de poder ser reutilizado algumas vezes, uma hora o óleo tem que ser descartado, não é mesmo? Mas você sabe a forma correta de descartar esse produto e por quanto tempo ele pode ser utilizado?

Entenda a seguir o que fazer com seu óleo usado para não agredir o meio ambiente:

Reutilização do óleo

Alimentos fritos consomem óleo em excesso na hora do preparo e, por isso, é incomum a reutilização do produto, tanto por economia quanto para diminuir seu descarte.

Não existe um número exato de vezes que o óleo pode ser reutilizado, mas, quando ele está velho, seus petiscos ficam mais oleosos, com sabor e odor nada agradáveis e ainda podem prejudicar sua saúde. Assim, seja em casa ou em um estabelecimento comercial, a troca do óleo deve ser feita regularmente.

E o alimento que é colocado no óleo faz toda diferença no tempo que ele pode ser utilizado. Por exemplo: alimentos empanados soltam mais partículas no óleo por conta da farinha, fazendo com que o produto fique sujo e velho mais rápido.

Além disso, em bares, o óleo pode durar mais tempo por conta do uso de fritadeiras, que diminuem a quantidade de sobras que caem na panela. Já nas receitas em casa, como os alimentos vão direto na panela, o óleo acaba ficando velho mais rápido.

Para saber quando é o momento de fazer a troca, preste atenção em alguns detalhes: se o óleo, depois de quente, liberar um cheiro forte e uma fumaça escura, ele não deve ser utilizado. E, se o alimento, depois de frito, estiver com uma cor escura ou murcho, quer dizer que o óleo já está muito velho e também não deve ser usado novamente.

Existem alguns aspectos do óleo que podem dar dicas sobre se ele ainda pode ser reutilizado
Existem alguns aspectos do óleo que podem dar dicas sobre se ele ainda pode ser reutilizado
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Descarte do óleo velho

Por ser um grande poluente do meio ambiente, o óleo não pode ser jogado fora de qualquer maneira. Se jogado diretamente no ralo da pia, por exemplo, ele pode dificultar o tratamento de esgoto, entupir o encanamento, poluir rios e lagos e desregular todo o ecossistema do local.

O descarte de óleo não é difícil de ser feito, mas, por falta de informação, muitas pessoas não sabem ao certo o que fazer com ele. Após utilizar o óleo em frituras, o correto é esperar ele esfriar e passá-lo para um recipiente com tampa, como uma garrafa pet, por exemplo, utilizando um funil.

Depois disso, o recomendado é armazenar o recipiente em local seco, sem contato com calor e ir adicionando óleo usado conforme o consumo. Quando o recipiente estiver cheio, você pode levá-lo até pontos de coleta de óleo, bastante comuns na maioria das cidades. Além da coleta, muitas pessoas utilizam o óleo velho para fazer sabão, então você também pode doar esse produto velho para alguém que faça o isso.

Não se esqueça dessas dicas na hora de descartar o óleo velho da sua casa, hein?

Alto Astral
Publicidade
Publicidade