PUBLICIDADE

Dica de chef: é melhor cozinhar na água ou no vapor?

Veja a diferença entre as técnicas de cozimento

27 jul 2023 - 13h10
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Cozinhar na água e no vapor pode parecer a mesma coisa, mas não é
Cozinhar na água e no vapor pode parecer a mesma coisa, mas não é
Foto: iStock

Cozinhar na água e no vapor pode parecer a mesma coisa, afinal estamos usando a água como fator principal de calor para que os alimentos fiquem macios e prontos para consumo.  Embora possa parecer uma coisa só tem muita diferença entre os dois.

Quando cozinhamos algo em imersão na água o alimento tende a puxar essa água e ficar mais "aguado". Outro ponto é que o alimento libera seus nutrientes no líquido fazendo com que ele perca parte do seu valor nutricional. Para o preparo de caldos e sopas é importante que tenha essa liberação, afinal o objetivo é ter um líquido rico em nutrientes e sabor.

Quando for cozinhar tubérculos o ideal é colocá-los na água em temperatura ambiente e depois iniciar o cozimento, isso vai fazer com que eles cozinhem de maneira uniforme sem deixar com o aspecto farelento por fora e cru por dentro. Já para as verduras o ideal é deixar a água fervendo e depois cozinhar. 

Não existe certo ou errado neste caso

Há várias técnicas para cozinhar legumes no vapor
Há várias técnicas para cozinhar legumes no vapor
Foto: iStock

Quando cozinhamos o alimento no vapor, além de demorar um pouco mais de tempo, os nutrientes, sabor e textura são mais preservados, fazendo com que o alimento se mantenha mais rico e tenro. Gosto de usar esse método quando preparo brócolis e couve-flor por exemplo, fica mais fácil de acompanhar o cozimento sem deixar passar do ponto. 

Ambas as técnicas podem ser usadas em diversos tipos de comidas, seja uma proteína, um vegetal ou uma verdura. Outro ponto importante sobre manter os nutrientes e preservar o sabor é manter o alimento com a casca na hora do preparo e descascar apenas depois de pronto.

Não existe certo ou errado, ambas as técnicas são utilizadas, tudo depende do resultado esperado para determinado tipo de receita.

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade