Devemos lavar o arroz antes de cozinhar? Nutricionista responde!
Entenda como a lavagem pode interferir nas propriedades e no cozimento do alimento
O arroz é um ingrediente nutritivo, saboroso, barato e versátil. Popular no Brasil, é comum a dúvida: o arroz se lava ou não? Pois bem, saiba que lavar o arroz pode não ser uma boa ideia, visto que a higienização do grão pode afetar negativamente o resultado final do preparo do alimento.
Leia também: Receitas com arroz: 7 opções baratas e fáceis de fazer
Por que não precisamos lavar o arroz?
Segundo o nutricionista Breno Lozi, por ser um alimento seco, o arroz não possui a capacidade de conduzir bactérias e outros micro-organismos. Por este motivo, a lavagem do ingrediente antes do preparo se torna desnecessária.
"Lavar o arroz pode fazer com que ele perca alguns nutrientes. Além disso, o ponto de ebulição da água em fervura para cozinhar o arroz tem o poder de eliminar qualquer micro-organismo nocivo à saúde", explica Breno.
Saiba mais: Conheça nove tipos de arroz para colocar no prato
Lavar o arroz faz mal?
Ao ser lavado, o arroz, além de correr risco de ficar grudado em decorrência da perda de amido, tende a perder sua película protetora, ficando mais suscetível à contaminação por bactérias e micro-organismos. Com a higienização, o ingrediente ainda pode perder praticamente todos os seus nutrientes, como ferro, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.
Quando o arroz deve ser lavado?
...
Veja também
Como fazer arroz? Conheça receitas e benefícios
Como nutricionista, respondo à pergunta sobre o que engorda mais: macarrão ou arroz?