Descubra os queijos brasileiros entre os 100 melhores do mundo
Canastra, Queijo Minas e Queijo Coalho estão no top 100 do Tastle Atlas, guia de gastronomia que recebe avaliações de pessoas do mundo todo
Três queijos brasileiros entraram para a lista dos 100 melhores do mundo do Tastle Atlas, guia de gastronomia que recebe avaliações de pessoas de vários países. Do Brasil, aparecem o queijo canastra (24º), o coalho (85ª) e o minas (93ª posição).
A Itália conquistou o top 3 com o parmigiano reggiano, mussarela de búfala e stracchino di Crescenza.
Conheça mais sobre os queijos brasileiros premiados
Canastra
Canastra é um queijo brasileiro feito de leite de vaca cru. Sua origem é da Canastra, Minas Gerais, por isso recebeu esse nome. O queijo cilíndrico é semi-duro ou ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e levemente picante.
O queijo Canastra amadurece por 21 dias, mas alguns produtores o deixam amadurecer ainda mais, até 40 dias, e seu sabor fica parecido com o Grana Padano.
.Coalho
Queijo de coalho é um queijo de leite de vaca tradicional das regiões nordeste do Brasil. O queijo é caracterizado por sua textura firme, porém elástica, e uma cor levemente amarelada. O coalho é frequentemente vendido em palitos para assar, porque pode suportar altas temperaturas e não derrete facilmente.
Ele é vendido grelhado na brasa em muitas praias brasileiras, onde costuma ser polvilhado com orégano.
Minas
Queijo Minas é um queijo artesanal feito de leite de vaca cru, caracterizado por sua textura macia, esponjosa e úmida. O sabor é suave e levemente salgado, dependendo de sua maturação e da região de produção. O queijo é frequentemente usado na preparação de sanduíches, saladas e doces.