De que são feitos os caldos em cubo e qual é a principal desvantagem deles para a nossa saúde?
Embora sejam práticos, os caldos em cubo podem conter ingredientes pouco saudáveis
Nada se compara a um bom caldo caseiro, base de uma infinidade de receitas. Em um mundo ideal, todos nós teríamos sempre à mão um caldo de galinha, de frutos do mar ou de legumes, mas a realidade é que às vezes precisamos de soluções rápidas.
Se não quisermos usar apenas água, temos algumas opções: caldos industrializados ou caldos em cubos concentrados. Esses últimos são baratos e populares, mas podem não ser a melhor opção.
A verdade é que os caldo de carne em cubos, quando se difundiram como um produto comercial industrializado, foram uma revolução nas cozinhas domésticas e comunitárias, bem como na incipiente indústria hoteleira e de bufê. Inicialmente desenvolvidos para fins militares no século 18 para abastecer as tropas napoleônicas, o suíço Julius Maggi aperfeiçoou sua produção e começou a comercializá-los em escala industrial.
Sua praticidade e seu baixo preço rapidamente os tornaram um grande sucesso e logo foram produzidas réplicas por outros fabricantes em toda a Europa e nos Estados Unidos. Eles se tornaram um recurso barato e prático para as classes mais baixas e para as atarefadas donas de casa.
Como são feitos os caldos em cubo?
O processo de fabricação desses caldos em cubos é simples, mas inclui raramente o caldo como ingrediente. Ou seja, em vez de reduzir e secar um caldo preparado, ele é uma combinação de ingredientes que podem ser diluídos para fazer caldo - ou preparações semelhantes.
...
Veja também
Caldo knorr caseiro: aprenda a fazer o tempero que facilita seu dia a dia na cozinha
Se você tem cascas de melancia, você tem um tesouro: 5 maneiras de usá-las em casa
Não gosta de legumes? Veja este truque curioso para melhorar o sabor dos alimentos
Um vegetal barato e sem carboidratos tem 3 vezes mais potássio do que uma banana
"Um teste simples de fazer": médico revela como saber se você é viciado em açúcar