PUBLICIDADE

Como fazer ovo cozido: tempo e temperatura!

Além de ser um ótimo alimento por si só, o ovo cozido pode ser usado para incrementar uma série de receitas muito amadas pelos brasileiros.

14 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O ovo é um dos alimentos mais versáteis, podendo ser preparado em diversos pontos. Cozinhar o ovo na água fervendo é a melhor maneira, assim como o tempo de cozimento é importante para acertar no ponto. Ovo cozido pode ser armazenado por até dois dias e é usado em receitas como maionese, cuscuz paulista, bolovo, salada de ovos, entre outras.
O ovo cozido tem vantagem em relação aos outros preparos.
O ovo cozido tem vantagem em relação aos outros preparos.
Foto: Alto Astral

O ovo é conhecido por ser um alimento muito versátil: além de servir como ingredientes em receitas como bolos, pães e tortas, o queridinho das pessoas que levam uma vida fitness e optem por uma alimentação saudável pode ser preparado de várias formas para servir como acompanhamento ou até mesmo refeição principal.

Uma dessas formas é o ovo cozido que, apesar de muito simples, tem alguns segredos e algumas técnicas que devem ser seguidas, ainda mais se você é uma daquelas pessoas que ama ovos com gema mole.

Então, é importante sempre lembrar que o principal segredo para cozinhar ovo não é nem a temperatura da água: é o tempo que você deixa ele cozinhando. Te explicamos mais agora!

Como fazer ovo cozido?

Se você tem dúvidas de como fazer ovo cozido, temos uma boa notícia para você: essa é uma receita fácil e que leva apenas cinco passos.

São eles:

  1. Retirar o ovo da geladeira;
  2. Colocar água para ferver (acrescentar um pouco de vinagre ou limão na água nessa etapa ajuda na hora de descascá-lo, além de evitar rachaduras);
  3. Colocar o ovo na água fervendo e baixar o fogo;
  4. Esperar o tempo de cozimento e retirar o ovo da água;
  5. Descascar o ovo.

Porém, existem alguns truques pelo caminho que vão facilitar o preparo do ovo.

O principal deles é o tempo de cozimento: é ele quem faz com que a gema e a clara do ovo se tornem mais duras ou moles. Portanto, controlar esse tempo é fundamental para acertar o ponto do ovo cozido.

Outro é a hora de descascar: existem truques para ajudar nesse momento em que muitas pessoas acabam quebrando o ovo ou deixando cascas nele, atrapalhando a refeição.

Por isso, é preciso saber qual é a melhor maneira de cozinhar ovos, qual o ponto certo do ovo cozido e quanto tempo deixá-lo cozinhando para atingir esse ponto.

Qual a melhor maneira de cozinhar ovos?

A principal pergunta que alguém que está descobrindo como fazer ovo cozido é qual é a melhor maneira de cozinhar esses ovos.

E, apesar de existirem várias alternativas e técnicas diferentes por aí — como cozinhar o ovo na air fryer ou no micro-ondas — a técnica tradicional continua sendo cozinhar os ovos na água fervendo.

Isso porque, dessa forma, é mais fácil controlar o ponto do ovo cozido, sem o deixar passar do ponto.

Ou seja, a melhor maneira de cozinhar ovos é na água, por mais que outras formas possam parecer práticas.

Qual o ponto certo de um ovo cozido?

Não existe um ponto certo para o ovo cozido. O ovo é um alimento tão versátil e com várias formas de preparo que até sua versão cozida é versátil e pode ter vários pontos.

Então, o ponto certo do ovo cozido é o da preferência de quem vai consumi-lo ou o ponto que é pedido em uma receita. Receitas de lámen, por exemplo, pedem um ponto específico de ovo cozido: aquele que a gema ainda está escorrendo quando o ovo é cortado.

Quanto tempo deixar um ovo cozinhando?

O ponto desejado de um ovo depende, é claro, do tempo: ele define se a gema será mole ou dura, e se a clara será macia ou firme.

Existem quatro pontos de ovos quando falamos sobre ovos cozidos. São eles:

  • Para o ovo quente, com a clara cozida macia e gema bem mole, o tempo de cozimento é de 4 minutos;
  • Para o ovo mollet, que tem a clara mais firme e a gema mais mole, o tempo de cozimento deve ser de 5 a 6 minutos.
  • Para obter o ovo cremoso, que tem a gema cremosa e a clara firme, o cozimento deve ser de 7 a 8 minutos.
  • Para o ovo duro, que é completamente cozido, com clara e gema sólidas, deve-se cozinhar o ovo de 10 a 15 minutos.

É bom sempre lembrar que, para garantir que o ponto do ovo sempre esteja correto, é importante colocá-lo já na água fervendo. Se você o colocar na água fria e ligar o fogo, esperando ela ferver, além de perder o ponto do ovo, você também pode quebrar a casca dele, prejudicando o cozimento.

Também é interessante que, após retirar o ovo da água, você o coloque em um banho de água gelada. Dessa forma, o cozimento irá parar e não há riscos de errar o ponto.

Como armazenar ovo cozido?

Para garantir a segurança alimentar, recomenda-se armazenar apenas ovos cozidos com a gema dura. 

Eles podem ser armazenados na geladeira por até dois dias. Se descascados, podem ser armazenados imersos em um pote fechado com água filtrada; se ainda não descascados, é possível armazená-los em um pote fechado e bem vedado.

Quais receitas podem ser feitas com ovo cozido?

Ovos cozidos podem ser usados em receitas que vão da maionese saudável, passando pelo cuscuz paulista — ambas exigem ovos cozidos mais firmes em seu preparo — o bolovo, que pode ser feito com o ovo mollet, a salada de ovos, um clássico dos almoços de domingo, até os ovos recheados, uma ótima opção para quem quer inovar nos petiscos em casa.

Outras receitas clássicas que utilizam ovos cozidos são o lámen, o patê de ovo (ótimo para quem está de dieta e quer variar na proteína) e até mesmo o molho tártaro, um acompanhamento perfeito para peixes.

No Terra Degusta, você encontra mais opções de receitas que podem ser feitas com ovos cozidos!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade