Como é mergulhar na fonte da cervejaria mais famosa de Amsterdã
Tour autoguiado pela antiga fábrica da Heineken reúne atrações imersivas e chope geladinho
Há mais de 150 anos, Gerard Adriaan Heineken abriu uma pequena cervejaria no centro da capital da Holanda, após quase uma década tentando encontrar a fórmula perfeita para uma lager premium. O sucesso foi tanto que a marca se tornou mundialmente conhecida, e sua história pode ser conferida no Heineken Experience, um tour autoguiado e imersivo, que proporciona um mergulho sobre o universo da cerveja holandesa.
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Localizada na antiga fábrica da cervejaria --fechada em 1988--, em pleno coração de Amsterdã, a atração mistura o charme arquitetônico do prédio imponente e cheio de tijolinhos com a tecnologia, pois está cheio de painéis e projeções em vídeos que mostram cada processo, desde 1873 até os dias de hoje.
O Terra vivenciou essa experiência de duas horas, que termina, claro, com uma boa degustação. Ao chegar ao prédio localizado na Stadhouderskade 78, fomos levados primeiro para o arquivo da Amstel, uma das cervejas que fazem parte do grupo. Assim como a Heineken, a história da vermelhinha também é familiar, e a bebida foi criada por dois cunhados, Jonkheer Charles de Pesters e Johannes Van Marwijk Kooy, em 1870.
Foi lá que descobrimos que, inclusive, o logotipo redondinho vermelho e branco foi inspirado nas bolas de bilhar, uma paixão dos dois amigos, e o nome é inspirado no rio que leva o mesmo nome da bebida. Na sala climatizada, que ajuda na conservação das bebidas, é possível ter acesso a todas garrafas já utilizadas, além dos rótulos e algumas das propagandas feitas ao longo da trajetória.
Repórter do Terra faz tour em antiga fábrica da Heineken em Amsterdã e conta como é mergulhar na fonte de uma das cervejarias mais famosas do mundo pic.twitter.com/cbACE3U8Pa
— Terra (@Terra) April 25, 2025
O arquivo é vasto. Há dezenas de prateleiras tecnológicas, que abrem e fecham por meio de um controle, e armazenam vários itens que já foram comercializados, como copos, taças, cinzeiros, abridores de garrafa, itens de papelaria e até mesmo baralhos. Nessa mesma sala, também é possível ver autógrafos do cantor Roberto Carlos, e do piloto de Fórmula 1, Max Verstappen.
Terminada a cheretação por todo esse universo, pudemos começar o esperado tour pelo universo da verdinha. Já na entrada, ganhamos nossas três fichas, que poderiam ser trocadas no final por três chopes. Depois, demos início à história do sr. Heineken, que deixou de herança a cervejaria para a família.
Assim como na Amstel, há um espaço dedicado ao design das garrafas, rótulos e campanhas publicitárias ao longo dos anos. Para quem aprecia arte ou até mesmo trabalha com design, o local é um prato cheio (ou um copo). É possível observar como a identidade da marca foi se adaptando às diferentes épocas.
Uma das etapas mais marcantes é, com certeza, a explicação sobre o processo de produção da bebida, desde os ingredientes --cevada, lúpulo e água-- e a fermentação. Em dado momento, até fomos “transformados” em cervejas, em uma simulação de engarrafamento. A experiência é total audiovisual, e mistura luzes, movimento e som.
Na sequência, é possível passar por um corredor onde as luzes vão acendendo conforme você passa, e então, você cai em uma sala dedicada à Champions League. Lá, pudemos subir no pódio, sentar no banco reserva, jogar uma partida de Fifa, e ver de pertinho o uniforme e o capacete usado por Verstappen durante a temporada do Red Bull Racing Race de 2024.
Há ainda como andar em uma típica bicicleta holandesa, tentando arriscar o hino do país, que por sinal é bem difícil.
Nos momentos finais, o tour segue para um bar, onde se trocam as fichas para degustar até três chopes, que podem ser zero álcool, o lager tradicional ou então uma versão mais leve da bebida. Ao contrário da maior parte dos bares da Europa, a bebida é servida bem geladinha, em um clima bastante moderno, com luzes e música, que completam a viagem sobre a história da marca. Caso você vá sozinho, é um ambiente bem sociável e propício para novas amizades. Além disso, é possível subir no rooftop, onde se tem uma vista privilegiada de Amsterdã.
Onde fica: Stadhouderskade 78, 1072 AE Amsterdam, Holanda
Preço: € 29,95 (R$ 193,48 na cotação atual).
*A repórter viajou para Amsterdã a convite da Amstel.