Como conservar corretamente a abobrinha em casa para que ela dure semanas ou até meses em perfeito estado
Dicas simples ajudam a manter o alimento fresco por mais tempo e evitam desperdícios no dia a dia
A casca fina e o alto teor de água da abobrinha fazem dela uma hortaliça pouco resistente ao armazenamento prolongado em temperatura ambiente, por isso o ideal é consumi-la quanto antes. Mas, se quiser prolongar sua vida útil por dias ou até meses, não deixe a conservação ao acaso para evitar que estrague antes do tempo.
Comece escolhendo, no mercado, abobrinhas o mais frescas e viçosas possível. Devem apresentar casca lisa, firme e sem danos, arranhões ou machucados, sempre sem rugas ou partes moles.
Fique atento para não haver sinais de mofo ou ressecamento nas extremidades, que indicam tempo de colheita avançado e armazenamento inadequado. Quanto mais fresca, melhor será sua conservação.
Se tiver a sorte de cultivar sua própria horta, melhor ainda. Assim que colher as abobrinhas, leve-as para casa e organize conforme o que planeja cozinhar nos próximos dias. Caso a colheita seja grande e você não saiba o que fazer, prepare as hortaliças para conservar enquanto decide o uso.
Abobrinhas frescas inteiras
Sempre devem ser guardadas na geladeira, especialmente no verão. Não lave a menos que estejam com terra ou poeira; prefira usar papel toalha, um pano seco ou levemente úmido para remover a sujeira mais visível e seque bem.
...
Veja também
Abobrinha: 9 benefícios para a saúde e 11 receitas simples
Como fazer abobrinha empanada crocante e suculenta sem fritar: pronta em 10 minutos e saudável