PUBLICIDADE

Picles de pepino: confira como fazer a conserva perfeita

21 out 2022 - 16h40
(atualizado às 16h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Guia da Cozinha - Picles de pepino: confira como fazer a conserva perfeita
Guia da Cozinha - Picles de pepino: confira como fazer a conserva perfeita
Foto: Guia da Cozinha

O picles é um alimento muito versátil! Excelente em sanduíches, saladas, como aperitivo em torradinhas caseiras ou até mesmo com carnes, esta conserva deliciosa surpreende todos os paladares. Aliás, você sabia que "picles" é o nome dado ao tipo de conserva e não a um legume?

Sim, esta é uma confusão muito comum: o picles — que vem à mente — é basicamente pepino em conserva. Também, o picles não precisa ser feito apenas com pepinos, como pode ser preparado com cenoura, brócolis, cogumelos, rabanete e cebola, por exemplo.

Quem gosta do sabor, pode ainda usar o picles para enriquecer molhos! Para isso, basta processar ou liquidificar o picles, ou a água da conserva com os demais ingredientes do seu molho favorito. Por exemplo, para um molho de iogurte refrescante para saladas, reúna 1 pote de iogurte natural, folhas de hortelã e 1 colher de sopa de picles. Assim, bata tudo no liquidificador e sirva gelado. Que delícia!

Viu como o picles é super versátil? Confira, agora, como escolher o melhor pepino para a conserva e como prepará-la com sucesso:

Como escolher o pepino para fazer o picles?

Basicamente, escolha de acordo com  seu gosto pessoal e qual tipo é mais fácil de encontrar na sua região, já que qualquer pepino pode ser usado para preparo do picles! Caso seja sua primeira vez e seu conhecimento sobre pepinos não seja tão vasto, aposte no pepino "tipo conserva", que é pequeno e pode ser usado "inteiro" no picles.

Quanto tempo dura o picles?

Feito de modo artesanal, o picles deve ser consumido dentro de 7 dias após a fermentação, quando mantido sob refrigeração. É importante destacar que a conserva pode durar mais tempo, porém conservas caseiras tornam-se muito arriscadas se algum passo de higiene não for criteriosamente seguido.

Em algumas regiões em que o clima é mais quente, o tempo de conserva pode ser menor. Por outro lado, para quem tem mais experiência no preparo e uma geladeira super eficiente, é possível obter até 30 dias de validade sob refrigeração.

Passo a passo para preparar picles

1. Esterilize os utensílios

Comece preparando os utensílios a serem utilizados e, principalmente, o recipiente que armazenará seu picles. Para isso, basta ferver água e despejar por todo o frasco e tampa. Depois, tome muito cuidado para não entrar em contato com o interior o vidro e contaminá-lo.

2. Selecione os pepinos e higienize-os

Para o processo de higienização dos pepinos, lave um a um em água corrente e, em seguida, mantenha-os imersos em solução sanificante por 15 minutos antes de enxaguar novamente em água corrente. Aliás, esta solução sanificante pode ser água sanitária, hipoclorito de sódio ou água oxigenada a 3%. Em seguida, seque bem os pepinos em pano limpo ou guardanapo, a fim de evitar que embolorem.

3. Corte e prepare os ingredientes

Corte as pontinhas do pepino e descarte. Para a conserva, é interessante cortar o legume bem fininho com uma faca afiada, processador ou mandolim. Por fim, reserve.

Logo, prepare a salmora. Esta misturinha de água e sal é muito importante para preservar a conserva e deve ser suficiente para manter o pepino completamente imerso. Além disso, aqueles que gostam de um toque agridoce podem incluir um pouco de açúcar na salmora; e os amantes do sabor mais ácido podem substituir metade da quantidade de água pelo vinagre de sua preferência. Por fim, tampe o vidro e agite bem para misturar os ingredientes.

4. Espere o período de fermentação

Agora é preciso exercitar um pouco a sua paciência. Deixe a conserva bem fechada em temperatura ambiente em um local fresco e arejado de 4 a 5 dias. Durante este período o picles irá "fermentar" e sua cor irá ficar diferente.

5. Tome alguns cuidados durante o consumo

Depois de fermentada, a conserva deve ser armazenada em geladeira para consumo pelo prazo máximo de 7 dias. Lembre-se que, por ser um produto artesanal, quanto mais rápido o consumo, melhor! Isso se dá, pois cada local tem um clima diferente e, como consequência, os processos de fermentação podem variar. Assim, há variações não somente no sabor, mas também na validade da conserva.

Além disso, sempre que for manusear a conserva, é importante usar um utensílio limpo. Evitando contaminações, então, você terá um picles gostoso e saudável para apreciar em suas refeições.

Colaboração: Gisele Haiek, nutricionista e especialista em Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Publicidade