Colocar esses 10 alimentos no cardápio diário é a chave para viver mais e melhor
Os hábitos alimentares das chamadas zonas azuis tem feito diferença na longevidade
As chamadas Zonas Azuis, regiões do planeta conhecidas pela alta expectativa e qualidade de vida de seus habitantes, têm despertado grande interesse entre pesquisadores e profissionais de saúde de todo o mundo. Segundo o portal bluezones.com, esse conceito surgiu durante um trabalho demográfico realizado por por Gianni Pes e Michel Poulain, que identificaram na Sardenha, na Itália, a maior concentração de centenários do sexo masculino.
No mapa, eles marcaram esses locais com círculos azuis e passaram a chamá-los de "zonas azuis". Essas regiões incluem Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Icária (Grécia), Nicoya (Costa Rica) e Loma Linda (Estados Unidos).
Apesar das diferenças culturais, todas compartilham um mesmo pilar: a alimentação exerce papel central na longevidade e na preservação da saúde física e mental de seus habitantes. Outro ponto em comum é a ausência de alimentos ultraprocessados na rotina alimentar — nas Zonas Azuis, privilegiam-se alimentos frescos, naturais e minimamente processados, preparados de forma simples e caseira.
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Chá anti-inflamatório de uma planta comum no Brasil controla a diabetes, imunidade e colesterol
Para o café da manhã ou lanche da tarde, torta fácil de pão de queijo