As comidas da moda: confira 11 iguarias que caíram no gosto dos brasileiros nos últimos anos
Com o sucesso do 'morango do amor', o Terra listou outros quitutes e pratos que tiveram grande repercussão e agradaram muitos paladares
O artigo destaca os 11 alimentos, como açaí, tapioca e hambúrguer artesanal, que se tornaram tendências gastronômicas no Brasil, com destaque recente para o "morango do amor".
A cultura gastronômica é um aspecto de identidade cultural do Brasil. São muitos os pratos típicos oriundo das diversas regiões do país. No entanto, diante de um mundo altamente globalizado, amplo acesso à internet, é comum que os 'modismos gastronômicos' também rompam barreiras e passem a fazer parte do dia a dia, e da mesa, dos brasileiros.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nas últimas semanas, a iguaria que tomou conta das redes sociais e virou febre entre a população foi o já aclamado 'morango do amor'. É a sobremesa do momento. Trata-se de um morango coberto por chocolate branco envolto a uma crosta de caramelo. A receita virou sucesso e até aumentou o preço da fruta em algumas localidades.
O 'morango do amor é um estrondo', mas ao longo dos últimos quinze anos, mesmo que não seja com o mesmo apelo, outros alimentos já foram os queridinhos do paladar dos brasileiros. Confira a seguir a lista feita pelo Terra:
Açaí: antes restrito à região amazônica, o açaí se tornou um fenômeno nacional, consumido em tigelas com acompanhamentos como granola, frutas e leite condensado.
Tapioca: feita com goma de mandioca, a tapioca se popularizou com seus diversos recheios, tanto doces quanto salgados, tornando-se uma opção versátil e saborosa. Nos últimos anos, passou a ser comum encontrar carrinhos vendendo a iguaria em diversas cidades.
Yakisoba: prato tradicional da culinária oriental, o yakisoba conquistou o paladar brasileiro e se tornou um prato bastante popular em restaurantes e delivery, geralmente com opções de carne, camarão, legumes e salmão.
Hambúrguer artesanal: tornou-se um verdadeiro fenômeno nos últimos 15 anos. Com ingredientes selecionados e preparo diferenciado, transformou o mercado, com opções que vão desde os mais tradicionais até versões gourmet e/ou smash.
Poke: a culinária havaiana também marcou presença com o poke, uma salada de peixe cru marinada servida em tigelas com diversos acompanhamentos.
Temaki: tipo de sushi em forma de cone, feito com alga nori, arroz e recheio, que pode ser peixe cru, frutos do mar, legumes, entre outros. apareceu com muita força no início dos anos 2010, um pouco depois do boom dos rodízios de comida japonesa, houve uma verdadeira 'proliferação' de temakerias por muitas cidades.
Petit gâteau: o bolinho com sorvete já é popular no Brasil há muitos anos, mas não sai de moda. A junção do quente com o frio agradou e é servida em inúmeros tipos de estabelecimentos.
Frozen Yogurt: foi, por um período breve, a febre das sobremesas nas grandes cidades. Muitos estabelecimentos especializados foram abertos. Com frutas, caldas de frutas, granola e até caldas de chocolate e marshmallow a iguaria teve o seu momento de sucesso.
Paleta mexicana: o típico picolé do México, mas com recheios e ingredientes mais abrasileirados, como morango com leite condensado e coco com doce de leite, bombou logo assim que surgiu como novidade. Entretanto, o sucesso inicial não foi sustentado e logo a sobremesa caiu no ostracismo.
Brownie e cookies: essas sobremesas americanas se tornaram muito populares, com diversas versões e sabores disponíveis em confeitarias, padarias e até mesmo versões criadas por empreendedores autônomos. Vai muito bem acompanhado de um cafezinho.
Cream cheese: o famoso 'creme de queijo' americano invadiu o Brasil e ganhou muitos entusiastas a partir do final dos anos 2000. Está presente em lanches, pratos, canapés e pizzas. Nem a comida japonesa escapou da então novidade.